Quando falamos de inovação, nós costumamos dizer que existem dois tipos principais: inovação disruptiva e inovação incremental. Enquanto a primeira consiste em desenvolver algo novo, que substitui o que existia antes, a segunda consiste em implementar uma melhoria no que já existe.
Mas uma não exclui a outra! Na verdade, uma estratégia inteligente é combinar projetos de inovação disruptiva e incremental, para obter o melhor de cada uma delas.
Mas o que isso tem a ver com música? O Spotify causou disrupção na indústria da música tradicional ao introduzir um serviço de streaming de música que permitia aos clientes ouvir música sob demanda, criando uma nova dinâmica de mercado. Hoje parece muito óbvio e difícil de viver sem, não é mesmo?
Falando de números, Spotify ultrapassou marca de 200 milhões de assinantes. No total, a plataforma conta com quase 500 milhões de usuários ativos por mês.
De playlists de acordo com o nosso humor a algoritmos de recomendações personalizadas por inteligência artificial, o Spotify revolucionou a forma como consumimos música.
Se você quer aprender mais sobre produtos e serviços formados de hábitos, recomendo que você leia o livro “Hooked” do Nir Eyal.
📱 Redesign do app
No início desse mês, o serviço de streaming apresentou seu redesign e afirmou que a nova interface é a sua “maior evolução até agora”. Recomendo demais que você assista o vídeo de apresentação e observe como eles apresentam as decisões de design e a forma com que comunicam cada vantagem do redesenho de cada elemento da interface. Assistir vídeos como esse treinando um olhar mais crítico transforma essas apresentações em uma aula.
Uma grande mudança está na forma como alguns conteúdos são apresentados: agora, o app ganha uma estética bem parecida com o TikTok e Instagram, com vídeos na vertical. Ou seja, eles estão buscando tornar mais fácil para os usuários encontrar coisas novas para ouvir - e assistir.
“Há uma tensão óbvia de design entre o Spotify querer tornar o aplicativo um espaço mais calmo e navegável ao mesmo tempo em que tenta encontrar novas maneiras de atrair as pessoas para coisas novas. Há mais conteúdo de reprodução automática do que nunca no aplicativo agora e muitas maneiras de visualizar rapidamente músicas e listas de reprodução sem mergulhar totalmente.” Fonte: The Verge
👍 Novo ícone de curtir música
Ainda falando sobre mudanças de design, o Spotify substituiu recentemente o seu clássico botão de coração por um sinal de 'mais’. É o tipo de decisão que muita gente acha que é mínima, mas que na verdade se trata de uma mudança em uma das principais funcionalidades do app.
“Essa atualização é a etapa mais recente do nosso trabalho contínuo para criar uma experiência mais intuitiva - tudo levando a uma maneira mais fácil de se envolver com as músicas e os podcasts que você adora. Além disso, em nossas pesquisas com usuários, descobrimos que a atualização do botão Mais (+) ajudou a economizar tempo e deu aos usuários a capacidade de adicionar várias listas de reprodução ao mesmo tempo.” Fonte: Spotify
🤔 Como o Spotify usa IA?
“Machine Learning está no centro de tudo o que fazemos no Spotify.”, disse Tony Jebara, VP de engenharia e chefe de machine learning do Spotify, no TensorFlow World 2019
Estamos no hype da inteligência artificial e quase não se ouve falar nada além disso, mas quem faz um uso muito incrível de IA há um bom tempo para entregar uma experiência ultra personalizada para os clientes é o Spotify.
Basicamente as playlists personalizadas são grande parte do seu sucesso. Na verdade, 30% dos streams do Spotify vêm de músicas recomendadas por IA.
As IAs trabalham com uma matéria-prima: dados; e isso o Spotify tem de sobra! rs. São alguns deles: músicas reproduzidas, frequência com que tocam, palavras-chave que pesquisam, localização, dispositivo que usam e várias outras coisas. Essas listas de reprodução alimentadas por IA assumem várias formas diferentes, como por exemplo:
🎧 Spotify DJ está chegando
Outro lançamento recente do Spotify “powered by AI” é o Spotify DJ que está em beta para assinantes dos EUA e Canadá. A ideia é que o seu DJ particular crie diferentes playlists e a "voz" do DJ comente curiosidades e informações sobre cantores e faixas.
Esse recurso de voz artificial é alimentado pela tecnologia de voz da Sonantic AI, startup comprada pelo Spotify em 2022. Quanto mais o usuário ouve e diz ao DJ o que ele gosta e não gosta, melhores ficam as recomendações.
🍎 Apple anuncia novo app de streaming de música clássica
Nessa terça-feira 28/03, estará disponível para download o “Apple Music Classical”, um aplicativo independente que está incluído na assinatura do Apple Music.
O que eu achei interessante foi a construção do layout focado nas necessidades do ouvinte de música clássica como, por exemplo, título da música com três linhas já que muitas músicas clássicas tem um nome extenso. Os usuários poderão pesquisar por compositor, obra, maestro ou mesmo número de catálogo, para localizar as gravações.
Se vai ser sucesso ou vai flopar, ainda não sabemos. Mas estou curiosa para testar a partir de um olhar curioso de design que busca entender certas tomadas de decisão tanto de negócios como de experiência.
🎤 Hora de dar o play
Para fechar essa newsletter focada em áudio, aproveito para deixar aqui uma playlist com diversos episódios de podcast que eu participei nos últimos tempos.
🛍️ Lojinha na Amazon
Fiquei super feliz que Amazon lançou aqui no Brasil o programa “Amazon Influencers” e agora eu consigo criar uma lojinha com os meus produtos preferidos, principalmente os livros que eu tanto amo e recomendo sempre! Não deixe de conferir a lojinha da Nina Talks.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de Design na Apple Developer Academy, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e sou apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
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Uaaaau! Estou chocada com isso de verdade, muito show de bola Nina