NinaNews #002: Portfólios de UI/UX parecidos demais?
💡Dicas de portfólio, mentorias gratuitas de carreira e reflexões.
Esbarrei recentemente com um artigo que falava que “90% dos portfólios de design têm a mesma aparência”, o que me fez refletir bastante sobre todos os portfólios que tenho visto nos últimos anos e caramba, não é que é verdade? Segue alguns pontos que ele levantou sobre como criar um bom case que eu concordo demais:
“Conte uma história sobre você e por que seu envolvimento neste projeto produziu um resultado único e interessante. Veja como você pode fazer isso:
Mostre como seu design e pensamento evoluíram e por quê.
Você provavelmente tentou algumas coisas e errou. Fale sobre isso! Essas reviravoltas são inevitáveis e, de fato, são sinais de um processo de design bom e saudável. Além disso, eles mostram como você pensa e sua capacidade de adaptação com base em novas informações.
Conte-me o que você aprendeu - sobre o espaço do problema, sobre design em geral, sobre colaboração. Se você tivesse que fazer tudo de novo, o que você mudaria?”
🏭 A “fábrica de estudos de caso” de UI/UX Design
Seguindo essa mesma narrativa, o próprio UX Collective publicou um material chamado “The case study factory” que levanta questões sobre ser um pouco assustador as semelhanças entre os estudos de caso produzidos por alunos de diferentes escolas.
“Embora uma metodologia fixa possa ser útil para dar aos alunos um ponto de partida, a padronização excessiva do processo de design também pode prejudicar.”
Dessa forma, o pensamento crítico acaba sendo deixado de lado pois o “passo a passo a se seguir” já existe e também surge uma ilusão de que projetos reais sempre seguirão as mesmas etapas predeterminadas. No dia-a-dia tem muito improviso e jogo de cintura!
O que você pode estar pensando no momento é: como me diferenciar ao me candidatar para uma vaga se os estudos de caso de outros candidatos parecem demais com o meu à primeira vista? Esse artigo que estou citando dá várias dicas! Indico abrir essa aba no seu navegador e ler com calma.
Não há resposta única, mas achei importante trazer essa reflexão tanto para os designers como para a galera que contrata, como para as escolas. Como podemos estimular melhor a individualidade, o senso crítico, as habilidades únicas e interesses de cada aluno?
👀 Portfólio e ChatGPT?
Vi o post abaixo no LinkedIn sobre o ChatGPT ser capaz de construir um case do zero para você, sendo que nada foi feito de verdade. Meu chute é que provavelmente algum recrutador já esbarrou com um case construído assim sem saber…
Já que o tema da newsletter de hoje é padronização excessiva de projetos, esse ponto aqui parece ser o estopim, não é mesmo? 😅
⚡ 5 dicas relâmpago pro seu portfólio
Eu não podia criar uma edição sobre portfólio de UI/UX e não dar dicas, né? Segue aqui 5 dicas principais:
Até que você tenha trabalhos reais para compartilhar, você precisa mostrar seu potencial de alguma forma. Experimentos de design, projetos paralelos e cases fictícios são ótimos para isso. Não se apegue à ideia de criar um produto que “ninguém nunca pensou antes", apenas pratique!
Não se trata apenas de mostrar o trabalho que você fez, mas sim mostrar como seus aprendizados e descobertas impactaram as suas decisões de design. Os avaliadores não terão tempo para ler cada post it colado na sua matriz CSD ou cada dor na sua jornada do usuário. Ou seja, destaque descobertas chave!
Se preocupe em fornecer uma experiência de leitura agradável para os avaliadores. Atenção em relação à escolha de tipografia, não use blocos de texto gigantes, faça uso de espaço em branco e foco no storytelling.
Apresente no seu portfólio o tipo de trabalho que você está buscando fazer no futuro! Os avaliadores vão enxergar suas habilidades e capacidades através das lentes que você fornece pra eles.
Peça feedback! Você ficou tão imerso nesse projeto e na estruturação da apresentação dele, que elementos importantes podem ter passado despercebidos para quem está vendo pela primeira vez.
🗣️ Quer feedback sobre seu portfólio ou bater um papo sobre carreira?
Existem duas plataformas incríveis e gratuitas para você agendar mentorias com profissionais da área:
O ADPList é global e lá você encontra pessoas de todo o mundo (inclusive muitos brasileiros) de áreas como UX, programação, produto, data science e muito mais. Para quem quer trabalhar fora do país, é uma ótima oportunidade de conversar com pessoas ao redor do mundo.
O Mentora é uma plataforma brasileira com mentorias gratuitas de diversas áreas tech também! Já utilizei uma vez e recomendo super. São ótimas oportunidades de fazer networking com pessoas da área que você deseja atuar ou já atua.
Dou dicas com essa no meu Instagram! Quem me segue por lá já estava ligado nessa dica, ein?
📚 Materiais sobre portfólio de UI/UX Design? Temos!
UX Designer Portfólio, como estruturar um Case Study? Vídeo de 11 min do Alvaro Souza com super dicas!
Portfólio de UX para Junior do Design Team. Em 30min você vai ter uma visão bem real sobre portfólio do ponto de vista de quem seleciona profissionais com Rodrigo Lemes.
LTUX Curitiba & São Paulo | Dicas para montar seu portfólio. Live de 51 min da comunidade Ladies that UX com a Bel Vieira, PD Lead no EBANX.
Portfólio de Designer Júnior - Dicas e Análise. Vídeo de 1h do Daniel Furtado (UX Now) analisando portfólios reais de juniores.
Growth Design (em inglês). Sou apaixonada pela forma com que eles apresentam estudos de caso! É tudo muito bem explicadinho e sempre recebo por e-mail quando novos casos são postados.
Bestfolios (em inglês). Site recheados de inspirações de portfolio de pessoas do mundo inteiro. Super legal para se inspirar!
💭 Te convido a pensar:
Como você está lidando e pretende lidar com o ChatGPT e outras IAs no seu dia-a-dia de trabalho? Curiosidade minha mesmo!
A forma que você apresenta o seu trabalho realmente reflete quem você é?
De acordo com pesquisas, 6 a 8 segundos segundos é o tempo médio que os recrutadores gastam olhando para um currículo. Pode parecer (e é sim) muito pouco tempo. Você está utilizando essa pequena janela de tempo da melhor forma possível?
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de Design na Apple Developer Academy, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e sou apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Realmente, a pessoalidade no portfólio é importante e muitas vezes acaba sendo ausente. É um desafio!
Quanto ao ChatGPT e IAs, ainda não teve grande implicação no meu trabalho ainda, mas foi usada como base para o copy de uma landing que fiz o UI/UX. A pessoa que fez o copy conseguiu já extrair uma boa quantia de informações e mesmo duma linguagem geral do texto, mas alguns dados foram cruzados de forma errada pela ferramenta - por isso é ainda bom nesse primeiro momento das IAs ter uma validação final por pessoas reais.
Muito obrigado por esse conteúdo incrível, Nina!