NinaNews #005: Perdendo o medo de falar em público
💡 No final você encontra várias dicas de como eu me preparo!
A prática que traz a excelência e a mãe da excelência é a repetição.
Enfrentar uma plateia grande não é uma tarefa fácil. Um estudo publicado pelo jornal britânico “The Sunday Times” revelou que o medo de falar em público é maior do que o medo de enfrentar problemas financeiros, doenças e a morte. Li isso na abertura do livro TED Talks e fiquei surpresa com essa informação.
Eu não me sentia confortável em falar em público pois eu tinha muita vergonha e insegurança, mas eu decidi que esse era um medo que eu gostaria de vencer. Para você pode acompanhar minha evolução, vou te mostrar um vídeo meu de 2017 para um processo seletivo de uma vaga:
Pelo tom da minha voz e pela minha expressão corporal e facial dá pra ver claramente que eu não estava confortável em frente à câmera, mas tudo bem! Todo mundo tem o seu próprio ponto de partida e o meu era esse.
Ao mesmo tempo, eu não imaginava que 5 anos depois eu seria convidada para apresentar um TEDx Talk sobre mulheres na área de tecnologia. Assistindo esse vídeo, percebo várias coisas que eu gostaria de melhorar, mas isso não supera o orgulho que eu sinto por essa conquista! É realmente a realização de um sonho.
👊 Importância da intenção
Falar bem em público não é algo que nasce com você, é uma habilidade que você desenvolve. Mas para você desenvolvê-la, você precisa colocar intenção no que você faz e se expor a situações que permitam que você se desenvolva nesse quesito.
Como disse a Thaíssa Candella em um podcast que gravamos juntas: “Não adianta achar que com o tempo a sua comunicação vai se desenvolver. Senão todos os idosos seriam ótimos comunicadores. Ela vai se desenvolver com o tempo se você for intencional, se você ouvir feedbacks, testar coisas diferentes.”
🧠 Mudança de mindset
"Eu não sou bom o suficiente." "Eu não falo bem." “E se não gostarem?”. Dúvidas e um diálogo interno negativo sem dúvida afetam profundamente a nossa confiança. Esses pensamentos decorrem da crença de que o público está ali para julgá-lo.
O truque é focar em ter um mentalidade de aprendizado. Diga a si mesmo: “Esta é uma grande chance para eu aprender como fortalecer uma das minhas habilidades”. E lembre-se de pegar mais leve consigo mesmo. Pense no que você diria a um amigo que está lutando para falar em público. Provavelmente vai ser diferente do que você normalmente diz a si mesmo!
Eu comecei tomando coragem para fazer apresentações para o meu time, evoluí para apresentar questões do nosso time para outros times e para a empresa e logo mais eu estava indo a eventos externos para apresentar o meu trabalho.
✅ O que eu faço para ficar mais tranquila
Ensaio bastante antes de uma apresentação. Em pé, me mexendo, em alto e bom tom e cronometro o tempo. Isso me ajuda inclusive a criar melhores conexões entre os slides, permitindo que o discurso se torne mais fluido e não ter que olhar pro slide e lembrar na hora o que você pretendia falar quando ele aparecesse.
Pergunto sobre como que é o espaço, quantidade de pessoas, perfil dessas pessoas, nível de conhecimento sobre o tema, formato da apresentação. Isso tudo para não ter surpresas e imprevistos na hora de chegar ao local e também poder produzir algo mais personalizado.
Chego cedo no local, me certifico de que está tudo ok, já pergunto como funciona o passador, o tipo de microfone, por onde eu entro, se o som está funcionando, etc. Novamente evitando imprevistos.
Faço exercícios de respiração antes de entrar em cena. Sempre sinto o coração palpitando mais forte antes de ter um holofote em cima de mim, então fechar os olhos e respirar profundamente me ajuda com o nervosismo. Isso me permite começar a apresentação muito mais calma.
Me preparo para estar pronta para improvisar. Passador que não funciona, slide que fica todo preto, problema no microfone. Já passei por todos! Para quebrar um pouco a tensão, aproveito o momento para fazer alguma interação com a platéia para tornar o ambiente mais amigável e descontraído. Aquele silêncio constrangedor esperando a galera de suporte consertar o problema leva o astral lá pra baixo.
Na hora de apresentar, busco projetar a voz, manter uma boa postura, me movimentar um pouco para dar dinamismo e por último, mas não menos importante, dar ritmo! Dar ênfase nas palavras importantes, dar respiros, dar tempo do público processar as informações. Uma boa presença de palco faz toda a diferença.
📚 Indicações de materiais
Livro "TED Talks". O guia oficial do TED para falar em público.
Livro "Como falar em público e encantar as pessoas" do Dale Carnegie.
Livro "Comunicação não violenta". Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais.
Como falar em público: 5 técnicas que funcionam com Joel Jota.
Praticar e praticar! Se expor a situações que você possa colocar em prática os seus estudos e então evoluir as suas habilidades.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de Design na Apple Developer Academy, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e sou apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Nossa, me sinto assim até quando preciso falar no story do instagram :(
Vou tentar pôr as dicas em prática Nina :)
Dicas que valem ouro na hora de se preparar para uma apresentação para uma audiência. Dirigir a apresentação para a sua audiência. Parabéns!