NinaNews #006: Gráficos tech que me fizeram refletir
📊 Gráficos famosos + notícias tech da semana
Essa semana o Tiago do Tira do Papel compartilhou comigo o gráfico do “When Women Stopped Coding” (da tradução livre: “Quando as mulheres pararam de programar") que me marcou muito. Ele mostra como o percentual de mulheres em ciência da computação despencou depois de 1984, mesmo quando a parcela de mulheres em outras áreas continuou aumentando.
A ciência da computação moderna é dominada por homens, mas nem sempre foi assim. Muitos dos pioneiros da computação eram mulheres. O que aconteceu? Não há uma única resposta, mas o declínio coincide com a chegada dos computadores pessoais na casa das pessoas, que eram comercializados quase que exclusivamente para homens. Isso fazia com que as famílias comprassem computadores para os meninos e não para as meninas.
Computador não era coisa de menina. E nós demos continuidade a essa narrativa ao longo dos anos. Nós criamos um estereótipo na nossa cabeça do que representa um profissional de tecnologia. Eu me aprofundo nesse tema e nesse gráfico no meu TEDx Talk, se ficou interessado em saber mais!
Isso me fez lembrar de outros gráficos relacionados a tecnologia que me fizeram refletir desde a primeira vez que os vi. Vamos lá?
Gartner Hype Cycle
Na era das inteligências artificiais e do recém hypado metaverso, esse gráfico é uma representação visual criada para explicar os ciclos de crescimento de tecnologias emergentes, apresentando as cinco fases principais do ciclo de vida de uma tecnologia. Ele traz como eixos dois parâmetros importantes: a expectativa e o tempo.
As cinco fases são:
Gatilho da inovação: Aqui, as primeiras histórias de prova de conceito e o interesse da mídia provocam publicidade significativa.
Pico das expectativas infladas: A publicidade inicial produz várias histórias de sucesso – geralmente acompanhadas por dezenas de falhas.
Abismo da desilusão: O interesse diminui à medida que experimentos e implementações falham e poucos continuam experimentando.
Inclinação da iluminação: Com o surgimento de mais casos de uso da tecnologia, os benefícios e as aplicações práticas começam a se tornar mais claros.
Platô da produtividade: A adoção mainstream começa a decolar.
Se quiser saber mais, a própria Gartner tem um vídeo explicativo bem interessante.
Curva da Difusão da Inovação
É uma teoria que explica como novas ideias e tecnologia se disseminam, dividindo a adoção do público em cinco categorias: inovadores, pioneiros, maioria inicial, maioria tardia e retardatários.
Ela foi desenvolvida em 1962 pelo sociólogo Everett Rogers, defendendo a ideia de que uma tecnologia ou produto se espalha de maneiras diferentes por uma população ao longo do tempo, desde sua introdução até sua adoção em massa.
O que eu acho mais interessante nessa curva é justamente o abismo entre o mercado inicial e o mercado de massa. É justamente aí que muitos produtos são descontinuados.
Conheci esse gráfico no livro “O Dilema da Inovação”, do Clayton M. Christensen.
Vale da Estranheza
A expressão “Uncanny Valley” foi apresentada pelo professor japonês de robótica Masahiro Mori em 1970 e o conceito é aplicado em diversos campos como robótica, computação gráfica e design. Trata-se da hipótese de que, quanto mais parecido com um humano um robô seja, mais positiva e empática é a resposta emocional dos observadores. Contudo, ao atingir certo ponto na escala de similaridade, a empatia se torna uma forte repulsa, gera estranheza.
Tem um vídeo no YouTube do “Ciência Todo Dia” que se aprofunda nesse tema que explica muito bem esse conceito!
Lei de Moore
Essa expressão se refere a observação feita por Gordon Moore, cofundador da Intel, em 1965 sobre a tendência histórica da indústria de microchips e processadores. Ele previu que a quantidade de transistores de um circuito integrado/plataforma dobraria a cada dois anos, enquanto a capacidade de processamento dobraria a cada 18 meses. Ou seja, quanto menores os chips e componentes de um processador, maior a sua capacidade e eficiência!
Quando eu fui no “Computer History Museum” na Califórnia ano passado, eu encontrei um super painel apresentando a Lei de Moore:
Notícias tech da semana
Já que estamos falando bastante sobre tecnologia, vim trazer algumas notícias quentes que vi essa semana:
Vídeo demo de lançamento do ChatGPT 4 com diversos exemplos práticos.
Amazon prepara lançamento do “Projeto Kuiper” de internet via satélite para rivalizar com Starlink, de Elon Musk. A empresa promete soluções simplificadas, de baixo custo e alto desempenho de rede para democratizar o acesso.
O Itaú Unibanco estreou como a primeira marca brasileira a patrocinar oficialmente o South by Southwest (SXSW).
A 16ª funcionária do Google e outras mulheres de tecnologia ganham suas próprias Barbies. Mattel espera inspirar as meninas a abraçar os campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), homenageando um seleto grupo de pioneiras.
TikTok está causando com o lançamento do novo filtro “Bold Glamour” que afina os traços do rosto, mas que ao contrário dos filtros anteriores, o filtro é alimentado por IA que parece demais que é real!! Eu fiquei chocada vendo esse vídeo:
Tiktok failed to load.
Enable 3rd party cookies or use another browser
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de Design na Apple Developer Academy, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e sou apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
OMG! Esse filtro realmente me assustou kkkkk