NinaNews #008: Como não falar de IA generativa?
🚨 Os temas que geraram um grande alarde essa semana.
“Assim como Steve Jobs disse que ‘computadores são como bicicletas para a mente’, essa tecnologia (IA) é realmente como um foguete para a mente.” disse Emad Mostaque, CEO da Stability AI, uma das empresas por trás da Stable Diffusion.
Dado o que tem sido noticiado nos últimos dias, fica difícil refletir sobre outro tema que não seja relacionado a revolução da inteligência artificial generativa.
Há muito medo e dúvida no ar! A medida que a IA se torna melhor de forma exponencial, sinto que só tenho conhecimento de cerca de 1% de como as IAs são capazes de revolucionar a sociedade e o mundo. Alguém mais se sente assim? rs
Mais de mil líderes de tecnologia assinaram uma carta aberta pedindo uma pausa imediata de 6 meses no desenvolvimento de sistemas de IAs mais poderosos que o GPT-4 (último lançamento da OpenAI).
A carta foi assinada por nomes como Elon Musk, Emad Mostaque, CEO da Stability AI e Steve Wozniak, cofundador da Apple. O tom deles foi bem apocalíptico, inclusive:
Tradução livre: “Os sistemas contemporâneos de IA estão se tornando competitivos em tarefas gerais, e devemos nos perguntar: devemos deixar que as máquinas inundem nossos canais de informação com propaganda e falsidade? Devemos automatizar todos os trabalhos, inclusive os que nos dão prazer? Deveríamos desenvolver mentes não-humanas que eventualmente nos superassem em número, fossem mais espertas, nos tornassem obsoletos e nos substituíssem? Devemos arriscar perder o controle da nossa civilização?”
Por que isso é importante? Apesar de não ter um efeito prático imediato e para muitos significar uma jogada de marketing, esse é o primeiro movimento de freio da IA vindo de grandes nomes da tecnologia e que está servindo para levantar o debate na sociedade.
Para mim, o ponto mais importante dessa carta é sobre a centralização de poder nas mãos de certos líderes de tecnologia do Vale do Silício e a ‘red flag’ sobre ética, segurança, riscos não administráveis, legislação, governança e muito mais. Como tudo criado pelo humano para o humano, toda e qualquer tecnologia está sujeita ao mau uso.
🖥️ Principal conteúdo que assisti essa semana
Lex Fridman, cientista pesquisador do MIT que trabalha com IA centrada no humano, fez uma entrevista de 2:30h com Sam Altman, CEO da OpenAI, sobre o futuro da inteligência artificial.
Por ser muito longa, eu “parcelei” a entrevista durante vários momentos da minha semana e informo que valeu muito a pena!! São levantadas reflexões muito importantes, tanto que estou processando todas as informações até agora.
🌐 Chegada da internet
Esse momento me lembrou quando o Bill Gates, em 1995, foi no ‘The David Letterman Show’ explicar como funcionava a internet. Bill fala que a internet "está se tornando um lugar onde as pessoas podem publicar informações. Cada pessoa pode ter a sua webpage, as empresas estão lá, as últimas informações... É uma loucura o que está acontecendo! Mandar e-mails para pessoas. É a nova grande novidade". Você pode conferir o vídeo completo abaixo:
Os computadores costumavam ser muito bons em uma coisa: fazer cálculos. Agora eles estão se tornando bons em aprender (daí o termo “machine learning”, ou seja, “aprendizado de máquina”).
🤔 “A IA vai substituir os UX Designers?”
Recebi tantas vezes essa pergunta nas últimas semanas, que resolvi ouvir o que o Chat GPT 3.5 tem a falar sobre isso.
A inteligência artificial mudará nossos empregos e a forma com que trabalhamos de maneiras que ainda não conseguimos imaginar. Como você se sente em relação a isso?
🤯 O que vai acontecer daqui pra frente?
A chegada das IAs generativas está sendo comparada por alguns com o domínio do fogo, outros com a revolução industrial ou com a chegada da internet. Acredito que só entenderemos o reflexo disso tudo daqui a uns bons anos!
Bill Gates escreveu um artigo 21/03/2023 com o título “The Age of AI has begun, ou seja, “A era da IA começou”, onde ele apresenta uma visão bem otimista, mas realista sobre o caminho que estamos trilhando. Segue um trecho:
“O desenvolvimento da IA é tão fundamental quanto a criação do microprocessador, do computador pessoal, da Internet e do telefone celular. Isso mudará a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm assistência médica e se comunicam umas com as outras. Indústrias inteiras se reorientarão em torno dele. As empresas se distinguirão pela forma como o usam.
Existe a ameaça representada por humanos armados com IA. Como a maioria das invenções, a inteligência artificial pode ser usada para fins bons ou malignos. Os governos precisam trabalhar com o setor privado para encontrar formas de limitar os riscos.
Depois, há a possibilidade de que os AIs fiquem fora de controle. Uma máquina poderia decidir que os humanos são uma ameaça, concluir que seus interesses são diferentes dos nossos ou simplesmente parar de se importar conosco? Possivelmente, mas esse problema não é mais urgente hoje do que era antes dos desenvolvimentos da IA nos últimos meses.
Por fim, devemos ter em mente que estamos apenas no começo do que a IA pode realizar. Quaisquer limitações que tenha hoje desaparecerão antes que percebamos.”
É difícil de falar do impacto dessas tecnologias na sociedade, ainda estou processando muita informação sobre isso… Mas será fascinante ver como as empresas se adaptarão a esta nova realidade, por exemplo.
Quando pesquisar no Google se tornou dominante nos anos 2000, as empresas otimizaram seus sites com palavras-chave para SEO (Search Engine Optimization). Quando o Instagram se tornou dominante na década de 2010, as empresas repensaram seus cafés, restaurantes e hotéis para fotos instagramáveis.
O que acontecerá na década de 2020 com a disrupção que está sendo causada pela chegada da IA generativa?
🗣️ Notícias tech
Itália bloqueia uso de ChatGPT por suspeitar do desrespeito à legislação europeia de proteção de dados pessoais.
TikTok corre o risco de ser banido dos Estados Unidos. CEO da rede social depõe no congresso americano por 5 horas e apresenta Projeto Texas na tentativa de evitar a proibição do aplicativo.
Mulheres são 25% dos talentos em inteligência artificial no Brasil. Embora o setor esteja em alta, a representatividade feminina é ainda menor que na indústria mais ampla de tecnologia, cuja presença de mulheres é em torno de 36%.
Adobe anuncia o lançamento do Firefly, que permitirá aos usuários inserir comandos de texto para aprimorar e modificar imagens com maior facilidade e rapidez. O modelo do Firefly foi treinado apenas com imagens do Adobe Stock e de domínio público, endereçando as questões de propriedade intelectual fortemente levantadas em IAs em relação ao Midjourney e ao DALL-E.
Midjourney suspende versão gratuita após sobrecarga de acessos. Decisão foi tomada após a ferramenta ser usada para criar imagens falsas do Papa Francisco e de Donald Trump mas, segundo o CEO, interrupção não tem relação com essas fotos.
Evolução impressionante dos resultados do Midjourney 1 para o Midjourney 5 em apenas 1 ano e 2 dias.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de Design na Apple Developer Academy, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e sou apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes: