NinaNews #011: Princípios de design para IAs
🔥 Responsabilidade e ética + notícias quentes da semana
Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. Leonardo da Vinci
Cresci assistindo desenhos e filmes de ficção científica, imaginando como seria o nosso futuro no qual a tecnologia seria parte integrante de tudo que fazemos e (quem sabe não tão distante) de quem somos.
Ainda não temos carros voadores como previam os Jetsons, mas estamos na era da inteligência artificial apenas 73 anos desde que o Teste de Turing foi concebido e apenas 26 anos desde que o computador da IBM Deep Blue venceu Garry Kasparov, tornando-se o primeiro computador a vencer um campeão mundial de xadrez num torneio com regras de tempo oficiais.
Na verdade, o diretor de engenharia do Google, Ray Kurzweil, prevê que 2029 será o ano em que uma IA passará por um teste de Turing válido e, portanto, atingirá níveis humanos de inteligência. Loucura, né?
Esteja você criando um e-commerce, um aplicativo, uma interface conversacional como o ChatGPT ou um gerador de imagens baseado em prompts, os fundamentos do bom design são essenciais e são a base para projetarmos experiências agradáveis e facilmente compreensíveis.
O momento atual é apenas o início de uma nova era e muita coisa ainda está nebulosa mas, justamente por estarmos no início, que devemos garantir que a base de tudo que está sendo construído seja feito com responsabilidade, ética e inclusão.
💭 Ética no Design
Um tema que tem ganhado cada vez mais espaço nos meus estudos é a ética no design. Essa semana mesmo saiu um artigo na Fast Company com o título “O futuro da IA será definido no campo de batalha da ética” e eu acredito que o design deve fazer parte dessa discussão.
Por isso aproveito para indicar alguns materiais incríveis sobre ética no design:
Livro “Ruined by Design” do Mike Monteiro
🤖 Dos mesmos criadores do “Social Dilemma"…
Temos o “AI Dilemma”. Em agosto de 2020 foi lançado na Netflix o documentário “O Dilema das Redes” que analisa o papel das redes sociais e os danos que elas causam à sociedade.
Os mesmos responsáveis por esse documentário (da "Center for Humane Technology") fizeram uma reunião em São Francisco entitulada “AI Dilemma” com grandes profissionais de tecnologia que possuem a capacidade de influenciar o futuro da inteligência artificial.
Um dado muito chocante apresentado é de que 50% dos pesquisadores de IA acredita que há 10% ou mais de chance de que os humanos sejam extintos por sua incapacidade de controlar a IA.
Eles também citam o que eles consideram as “3 principais regras da tecnologia”:
Quando você inventa uma nova tecnologia, descobre uma nova classe de responsabilidades.
Se conferir poder à tecnologia, ela inicia uma corrida.
Se a gente não coordenar a corrida, ela termina em tragédia.
Ao final, eles propõem três regras que podem ajudar a orientar o desenvolvimento e a implantação de sistemas de IA:
Transparência e explicabilidade → Refere-se à importância de entender como os sistemas de IA tomam decisões.
Benefício social → É importante garantir que o desenvolvimento e a implantação de sistemas de IA sejam feitos visando minimizar os danos e maximizar os benefícios para a sociedade.
Supervisão e controle por humanos → Embora os sistemas de IA possam ser ferramentas poderosas, eles não devem ser vistos como um substituto para a tomada de decisão ou responsabilidade humana. Garantir que os humanos permaneçam no controle dos sistemas de IA pode ajudar a evitar consequências não intencionais e garantir que a IA seja implantada de maneira responsável e ética.
🔥 Notícias quentes da semana
Uma pessoa intitulada como "ghostwriter977”, com o uso de uma IA, se baseou nas vozes do Drake e do The Weeknd para lançar uma música sobre Selena Gomez e viralizou. A música se chama “Heart on My Sleeve” e foi derrubada das plataformas por questões de direitos autorais, mas o resultado foi impressionante:
+600k streams no Spotify
+15M views no TikTok
+275k views no YouTube
Aqui você pode conferir um vídeo de react à música.
Segundo um analista, estima-se que o ChatGPT custa em torno de 700 mil dólares por dia. Isso ocorre porque o ChatGPT requer grandes quantidades de poder computacional para calcular as respostas com base nos prompts dos usuários. Esse valor foi estimado baseado no ChatGPT-3, ou seja, o custo com o ChatGPT-4 deve ser maior ainda. (Fonte: Business Insider)
Emad Mostaque, CEO e fundador da Stability AI acredita que, em 2033, será impossível distinguir um conteúdo criado por um humano de um gerado por uma máquina, seja áudio, vídeo, imagem ou texto.
Aplicativos de chatbot por IA cresceram mais de 4.000% desde o ano passado. De acordo com um report feito pela Apptopia, 158 aplicativos de chatbot por IA surgiram no primeiro trimestre desse ano, o que representa um aumento de 1480% comparado ao ano anterior, grande parte disso por conta da OpenAI ter lançado a API do ChatGPT. (Fonte: Builders 2 Builders)
📹Conteúdo novo + evento
Saiu vídeo novo no YouTube sobre uma pergunta que eu recebo demais! Indiquei as newsletters e portais de notícias que mais utilizo e como tornei meus feeds mais personalizados para o que eu quero consumir.
FrontIn Elas Programam vai rolar nesse sábado 29/04 no Teatro Gazeta em São Paulo! Já estive no palco deles duas vezes e recomendo demais! Vem aqui conferir. Cupom 30% off: NINATALKS30
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de Design na Apple Developer Academy, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e sou apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
É imprescindível esse papo de ética quanto às IAs!!
Elas podem ser ferramentas espetaculares se os limites pra seus usos forem bem traçados