NinaNews #014: Insights do livro "Build" + novidades tech
😮 Influencer lançou versão "namorada" IA de si mesma, wearable futurista da Humane e muito mais!
“Sua mente é para ter ideias, não para guardá-las.” —David Allen
O que iPod, iPhone e Nest têm em comum? Eles foram projetos liderados pela mesma pessoa: Tony Fadell, que é o autor do livro que estou lendo no Kindle, chamado Build.
Como ele mesmo disse, o livro foi “escrito para qualquer pessoa que queira crescer no trabalho - desde jovens graduados navegando em seus primeiros empregos até CEOs decidindo se vendem sua empresa. Build está cheio de histórias pessoais, conselhos práticos e insights fascinantes sobre alguns dos produtos e pessoas mais impactantes do século XX.”
No capítulo 3.1, ele traz insights muito valiosos sobre a criação do termostato Nest e eu gostaria de compartilhar com vocês!
“Quando você está criando um novo produto, independentemente de ser feito de átomos ou elétrons, para empresas ou consumidores, a coisa real que você está construindo é apenas uma pequena parte de uma vasta, intangível e negligenciada jornada do usuário que começa muito antes do cliente colocar as mãos em seu produto e termina muito tempo depois. O termostato era importante, claro, mas ocupava apenas uma pequena fração da jornada do cliente:
10% da experiência de nossos clientes era o site, a publicidade, a embalagem e a exibição na loja: primeiro tínhamos que convencer as pessoas a comprá-lo ou pelo menos considerá-lo e pesquisá-lo.
10% era a instalação: seguindo as instruções para colocá-lo na parede com o mínimo de nervosismo e de dificuldade.
10% era olhando e tocando no aparelho: tinha que ser bonito para que as pessoas o quisessem em casa. Depois de uma semana, ele aprende a temperatura que você gosta e quando você está fora, então você realmente não precisaria tocá-lo com frequência. Se fizéssemos nosso trabalho direito, os clientes só interagiriam com ele pontualmente, durante inesperadas ondas de frio ou ondas de calor.
70% da experiência do cliente era nos celulares ou laptops das pessoas: você abriria o aplicativo para aumentar o aquecimento no caminho para casa ou veria quanto tempo o ar-condicionado estava ligado em 'Histórico de Energia’. Em seguida, você verificaria seu e-mail e veria um resumo de quanta energia usou naquele mês. E se você tivesse um problema, acessaria nosso site e usaria o chat online ou leria um artigo de suporte.
Quando tivemos protótipos do termostato, enviamos para pessoas reais testarem. Sabíamos que a auto-instalação era potencialmente um grande obstáculo.
Funcionou bem, mas vimos que demorava cerca de uma hora para instalar. Era muito tempo! Indo mais fundo, descobrimos que eles passavam os primeiros trinta minutos procurando as ferramentas necessárias em casa.
Por conta disso, mudamos o protótipo de instalação. Adicionamos um elemento: uma pequena chave de fenda. Tinha quatro opções de cabeçote diferentes e cabia na palma da mão. Não funcionava apenas para o termostato, então, toda vez que precisavam trocar as baterias do carrinho de brinquedo do filho, pegavam nossa chave de fenda. Isso ajudou os clientes a se lembrarem do Nest. Isso os ajudou a se apaixonar.”
Isso porque eu resumi bastante todo o processo! Esse capítulo em especial é uma aula de como projetar experiências fluidas e agradáveis.
🌐 Google I/O
Na quarta-feira 10/05 aconteceu o Google I/O, conferência anual da big tech, em que são anunciadas as novidades e atualizações mais recentes. Durante as 2 horas de apresentação, a palavra 'AI' foi dita 143 vezes, ou seja, cerca de 1,153 menções de IA por minuto, de acordo com a CNET.
O Google criou e anunciou seu próprio modelo de linguagem, o PaLM 2, que promete ser ainda mais eficiente que o seu super concorrente GPT-4 da OpenAI. Se quiser ver um resumo de 10 minutos do próprio Google com os destaques, só conferir o vídeo abaixo:
🤓 Para continuar aprendendo
Curso incrível de Product Design focado em Product-Led Growth com vagas abertas e um super desconto! O professor é o Josias Oliveira, head of Product na Embraer. Eu recomendo super!
Curso gratuito de comunicação e oratória da Conquer. Simplesmente maravilhoso e por tempo limitado.
Em comemoração aos 30 anos de agência, a Ana Couto liberou de forma gratuita seu curso de branding.
iFood + Cubos Academy → 1.000 bolsas de estudo em programação inteiramente gratuitas para pessoas de perfil sub-representado e baixa renda.
🔥 Notícias quentes da semana
Geoffrey Hinton, conhecido como padrinho da AI ("Godfather of AI,”), anunciou sua saída do Google — onde trabalhou por mais de uma década — para poder falar livremente sobre os perigos da tecnologia.
Elon Musk anuncia Linda Yaccarino (ex-chefe da divisão de publicidade da NBC Universal) como nova CEO do Twitter.
Humane, uma nova startup de tecnologia, revelou um chocante dispositivo vestível de IA projetado para substituir smartphones em um evento TED recente em Vancouver. O cofundador Imran Chaudhri demonstrou seus recursos, como projetar as informações do chamador em sua mão.
A influenciadora Caryn Marjorie que tem 1,9 milhão de seguidores no Snapchat, lançou uma versão "namorada” IA de si mesma. Os usuários pagam US$ 1 por minuto para conversar com CarynAI, que, segundo o criador, foi desenvolvido com base no GPT-4 e treinado em mais de 2.000 horas de conteúdo de vídeo e voz. Marjorie disse que o bot faturou US$ 72.000 na primeira semana de lançamento.
Uber começa a oferecer reservas de voos no Reino Unido e continuará a implementá-lo em toda a região nas próximas semanas.
Atualização no Midjourney torna as imagens ainda mais realistas através de “sharpening”. Na esquerda você vê o antes e na direita o depois. (Fonte: Synthetic Mind)
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de Design na Apple Developer Academy, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e sou apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes: