NinaNews #016: O Poder dos Momentos
📚🔥 Indicação de livro + notícias tech mais quentes da semana
“Os momentos marcantes moldam nossas vidas, porém não precisamos esperar que eles aconteçam. Nós somos capazes de criá-los. E se um professor pudesse desenvolver uma lição sobre a qual os alunos ainda refletissem anos depois? E se um gerente soubesse exatamente como transformar o momento de falha de um funcionário em um momento de crescimento? E se você tivesse uma noção melhor de como criar memórias eternas para os seus filhos? O que, especificamente, torna uma determinada experiência memorável e significativa?” - Trecho do livro “O poder dos Momentos”
Este fim de semana eu comemorei meus 26 anos (atualização para o software 2.6 efetuada com sucesso! rs) e ao pensar no que escrever na edição dessa semana, eu lembrei desse livro que li uns anos atrás e que me marcou bastante!
Eu sempre gostei de criar momentos memoráveis para mim e para as pessoas que eu amo. Sempre me preocupei em dar presentes significativos para pessoas especiais para mim e nunca tinha parado para pensar que existia um livro sobre o porquê do impacto extraordinário de certas experiências.
“Nossas vidas são medidas em momentos marcantes e os momentos marcantes são aqueles que perduram em nossas memórias.” - Trecho do livro “O poder dos Momentos”
Você já tinha parado para pensar no poder mágico dos momentos marcantes? Seja você um amigo, um familiar ou até mesmo uma empresa. Saber identificar os momentos mais cruciais da experiência do seu cliente pode fazer toda a diferença.
💡 Os 4 elementos
De acordo com a pesquisa do livro, foi descoberto que os momentos marcantes são criados a partir de um ou mais dos seguintes quatro elementos:
Elevação: Os momentos marcantes se destacam um nível acima do cotidiano. Eles provocam não apenas uma felicidade passageira, como rir da piada de um amigo, mas uma satisfação memorável. Para a construção de momentos elevados, precisamos estimular prazeres sensoriais.
Insight: Os momentos marcantes reconstroem nossa compreensão de nós mesmos ou do mundo. Em poucos segundos, ou minutos, percebemos algo que pode influenciar nossas vidas por décadas: agora é a hora de começar um negócio. Ou, esta é a pessoa com quem vou casar.
Orgulho: Os momentos marcantes captam o nosso melhor - momentos de conquista, momentos de coragem. Para criar esses momentos, precisamos entender algo sobre a arquitetura do orgulho - como planejar uma série de momentos marcantes que se constroem a caminho de uma meta maior.
Conexão: Os momentos marcantes são sociais, como casamentos, formaturas, batismos, férias, triunfos no trabalho, cerimônias, discursos e eventos esportivos. Esses momentos são fortalecidos porque os compartilhamos com outros.
“Esta é a responsabilidade de todos nós: desafiar a constância esquecível do trabalho cotidiano e da vida ao criar alguns momentos preciosos.
E se todas as organizações do mundo oferecessem aos novos funcionários uma experiência inesquecível no primeiro dia?
E se todo estudante tivesse uma experiência acadêmica que fosse tão memorável quanto a formatura?
E se cada paciente fosse perguntado: “O que importa para você?”
E se você ligasse para aquele amigo agora e tentasse fazer aquela viagem acontecer?
E se não nos bastasse apenas nos lembrar dos momentos marcantes da nossa vida, mas os concretizar?
Temos a capacidade de criar momentos que proporcionam elevação, insights, orgulho e conexão. Estes minutos, horas e dias extraordinários - são eles que tornam a vida significativa. Afinal das contas, estes momentos são possíveis de criar porque são nossos.” - - Trecho do livro “O poder dos Momentos”
🚀 Notícias tech da semana
Neuralink recebe aval da FDA (Food and Drug Administration) para testar microchips em cérebros de humanos para tratamento de doenças. O dispositivo da empresa visa ajudar pessoas com paralisia ou lesões cerebrais traumáticas a se comunicar e controlar um computador usando apenas seus pensamentos. (Fonte: The News)
CEO da OpenAI acredita ser improvável que IAs evoluam a ponto de humanos não terem nenhum trabalho a fazer. Para Sam Altman, a discussão sobre a tecnologia “tem se concentrado demais nos aspectos negativos” e, historicamente, ferramentas melhores nunca fizeram as pessoas trabalharem menos. (Fonte: Deschamps)
Netflix revelou que quase 5 milhões de pessoas já assinaram seu plano básico com anúncios, lançado no fim do ano passado. Inclusive, isso fez as ações da empresa subirem 9%. O plano é mais barato (custa R$18,90 no Brasil) e mostra cerca de 5 minutos de anúncios por hora. (Fonte: The News)
A pesquisa do Google começa a apresentar resultados de IA generativa no estilo do ChatGPT. Junto de outras novidades durante o Google I/O deste ano, a gigante anunciou o Search Generative Experience.
WhatsApp ganha recurso para proteger conversas com senha ou biometria. Você poderá ocultar chats da tela inicial do app que ficarão em uma pasta chamada "Conversas protegidas". Deve ficar disponível para todos os usuários nas próximas semanas. (Fonte: G1)
Apple apresentou recursos de software desenvolvidos para ampliar a acessibilidade cognitiva, visual, auditiva e de mobilidade, além de ferramentas inovadoras para pessoas não verbais ou que estão perdendo a capacidade de falar. (Fonte: Apple)
Startup quer distribuir de graça 500 mil TVs com segunda tela para anúncios.
Telly, criada pelo co-fundador da Pluto TV, dará TVs 4K de 55 polegadas; propagandas e coleta de dados devem financiar os aparelhos. (Fonte: Tecnoblog)
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom acabou de quebrar um recorde da Nintendo já no lançamento: 10 milhões de cópias vendidas em 3 dias. A sequência de Breath of the Wild foi o jogo mais rápido da Nintendo a chegar nessa marca - tanto nas Américas quando na Europa. Além disso, estreia como o jogo mais bem avaliado do Metacritic de 2023. (Fonte: Builders 2 Builders)
Project Q: Sony lançará versão portátil do PlayStation 5. “Ainda este ano, lançaremos um dispositivo dedicado que permite que você transmita qualquer jogo do seu console PS5, usando o jogo remoto por Wi-Fi,” disse Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment. (Fonte: TechCrunch)
📱 Das minhas abas para a sua
Talk to Books: esta ferramenta do Google usa inteligência artificial para achar referências em livros. Basta fazer uma pergunta ou afirmação no espaço para pesquisas e a ferramenta encontra frases em livros que correspondem ao que foi digitado.
Decoding The Future: The Evolution Of Intelligent Interfaces (em inglês).
“The Difference Between a Case Study and Interview Deck” do Frankly UX Newsletter (em inglês).
Google: People + AI Guidebook (em inglês).
The Product Manager Learning Path (em inglês).
Web Design Museum (em inglês).
Participei de um podcast da PM3 junto com o Itaú BBA no Web Summit Rio 2023 sobre a parceria entre Product Designer e Product Manager. Segue o vídeo abaixo!
🍎 Apple WWDC23
Na próxima segunda-feira, 01/05 vai acontecer a WWDC (Worldwide Developers Conference) no Apple Park na Califórnia e eu estarei lá pessoalmente conferindo tudo de pertinho!
Essa semana embarco para essa aventura e se não quiser perder nada, não deixa de me acompanhar lá no Instagram. Para ficar animado(a) junto comigo, segue um reels da última WWDC!
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de Design na Apple Developer Academy, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e sou apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
LinkedIn • Instagram • YouTube • TikTok • Medium
excelente recomendação de leitura, Nina!
esse é um dos melhores livros que li nos últimos anos.
aproveito para lhe dar os parabéns, que seja um ano incrível 🤗