“Da mesma forma que o Mac nos apresentou à computação pessoal e o iPhone nos apresentou à computação móvel, o Vision Pro nos apresentará à computação espacial.” -Tim Cook, CEO da Apple
Ainda estou sem acreditar em tudo que pude viver nessa última semana! A WWDC (Worldwide Developers Conference) da Apple aconteceu oficialmente na última segunda-feira 05/06 no Apple Park e eu estava lá presencialmente.
Tem curiosidade em saber como foi? Ainda essa semana vai sair um vlog no meu YouTube sobre tudo que rolou neste dia! Já se inscreve pra ser notificado.
Além do evento presencial na segunda-feira, ao longo da semana (de forma virtual) desenvolvedores iOS tiveram acesso a diversas sessions, labs e activities com engenheiros e designers da Apple. Pré-pandemia todos esses encontros eram presenciais (saudades!).
O óculos Vision Pro
Meu objetivo com o conteúdo de hoje é que você saia munido de conteúdo para estudar sobre como projetar experiências incríveis para realidades imersivas ou, como dito pela Apple, para a era da computação espacial.
“O Vision Pro é um novo tipo de computador que aumenta a realidade ao combinar perfeitamente o mundo real com o mundo digital. É o primeiro produto da Apple que você olha através dele e não para ele. O Vision Pro parece familiar, mas ao mesmo tempo é totalmente novo. Você pode ver, ouvir e interagir com o conteúdo digital como se estivesse em seu espaço físico. E você controla o Vision Pro usando as ferramentas mais naturais e intuitivas: seus olhos, mãos e voz. Com o Vision Pro, você não está mais limitado por um monitor. Seu entorno se torna um canvas infinito.” - Tim Cook
Para quem ainda não viu o vídeo oficial de lançamento, recomendo que você assista a apresentação completa do Vision Pro como assisti presencialmente. Para quem quiser algo mais rápido, também há um vídeo de 9 minutos que é um compilado das principais funcionalidades (e uma aula de storytelling). Segue abaixo:
Se você se perguntou se isso tudo que foi mostrado é real ou mockup, na quarta-feira 07/06 eu assisti o Talk Show do John Gruber em que um dos entrevistados foi o Mike Rockwell (VP de Technology Development Group da Apple).
Ele afirmou que tudo que foi mostrado no vídeo foi gravado de forma real e o grande desafio foi tentar traduzir em um vídeo 2D tudo de incrível da imersão 3D. Mike também comentou na entrevista que teve de manter esse projeto em segredo por 8 anos!
Também vi uma thread no Twitter bem interessante de um desenvolvedor que participou 5 anos atrás do time de Experience Prototyping do óculos. Recomendo a leitura!
Fica claro que o Vision Pro é um projeto que a Apple colocou muito esforço e dedicação nos últimos anos. Sem dúvidas é a maior inovação desde o iPhone e eu pessoalmente acredito que a Apple tem um potencial absurdo de fazer o seu headset ter um futuro promissor.
Lembre-se que o iPhone começou com uma tela de 3,5 polegadas, sem 3G e nem mesmo uma App Store. Você pode discordar, mas para mim essa primeira versão do óculos é uma grande início da computação espacial.
Como temos metade do ano de 2023 até o lançamento oficial, não tenho dúvidas de que ainda serão realizados extensivos testes com usuários e de que as interações serão ainda mais refinadas. A Apple é referência em excelência em design e não faz nenhum lançamento que não tenha sido meticulosamente projetado e arquitetado.
E para testar?
Ele vai ser oficialmente lançado no início do ano que vem. Eu não consegui ser uma das pessoas que testou no lançamento, mas eu consegui ver de pertinho, o que já foi incrível!
Alguns nomes bem influentes da tecnologia tiveram a oportunidade de ter uma experiência imersiva de 30 min e algo unânime que ouvi foi de que é uma experiência como nenhuma outra! Vou deixar abaixo alguns vídeos para você conferir as opiniões de cada um:
iJustine - Testing the Apple Vision Pro! 🤯 It's a computer for your face!
Wall Street Journal - I Tried Apple’s Vision Pro Headset: A Hands-on Reaction
Sessions de design sobre computação espacial
Para entender melhor como projetar para o Vision Pro (ou para experiências imersivas no geral), a Apple lançou na semana passada umas sessions bem incríveis de forma gratuita!
Principles of spatial design (21:34 min)
Design for spatial user interfaces (22:41 min)
Design for spatial input (20:03 min)
Explore immersive sound design (14:32 min)
Design considerations for vision and motion (15:09 min)
Create accessible spatial experiences (25:50 min)
Design spatial SharePlay experiences (16:25 min)
Visões das big techs sobre headsets
O CEO da Meta não demonstrou nenhuma surpresa com o Vision Pro e afirmou que o óculos não apresentou grandes avanços em tecnologia que a Meta já não havia explorado. O Lex Fridman não perdeu tempo e já entrevistou o Mark sobre isso:
O que eu, Nina, vejo com isso tudo, é de que a Apple e a Meta são empresas com visões diferentes do que representa o futuro da computação espacial e de experiências imersivas.
Falando em outras empresas com culturas e visões diferentes, temos Apple e Google, por exemplo. Enquanto o Google, durante a sua conferência (Google I/O) citou o termo “inteligência artificial” 143 vezes (cerca de 1,153 menções de IA por minuto), a Apple não citou o termo nenhuma vez durante toda a WWDC.
Quando Craig (Senior VP da Apple) foi questionado durante o Talk Show do John Gruber sobre isso, ele respondeu que para a Apple não é apenas sobre o modelo (de machine learning), mas sim sobre toda a experiência.
“Não sei se dissemos as palavras AI durante a palestra e certamente não dissemos muito no Vision Pro, mas tudo o que vocês estavam falando, toda a mágica que faz essa experiência acontecer é por causa do trabalho incrível de machine learning. Quero dizer, o fato de poder ver suas mãos, o fato de suas mãos estarem corretamente posicionadas com relação às imagens por trás delas, o fato de estar rastreando seus olhos. Tudo isso é machine learning. E acho que para nós, é a experiência que é o título e a tecnologia torna isso possível.” - Craig Federighi, Senior VP de Software Engineering da Apple
Outros lançamentos durante a WWDC
O Vision Pro foi o último anúncio a ser feito! Tiveram dezenas de outros durante o evento e alguns dos que eu mais gostei foram:
Novidades do iOS 17: como NameDrop, Live Voicemail, widgets interativos e o recurso “Em Espera” que torna o iPhone um concorrente da Alexa rs.
Novidades do watchOS 10: de acordo com Alan Dye, VP de Human Interface Design da Apple “No watchOS 10, redesenhamos a interface para oferecer uma experiência totalmente nova com o Apple Watch. A atualização mostra aos usuários as informações que consideram mais importantes rapidamente, apresenta navegação simplificada e uma nova linguagem visual que aproveita melhor a tela do Apple Watch.”
MacBook Air de 15 polegadas com M2 e bateria com até 18 horas de duração.
iPadOS 17: tela bloqueada redesenhada, widgets interativos, novos recursos inteligentes para PDFs, atualizações nos apps Mensagens, FaceTime e Safari e a inclusão do app Saúde.
macOS Sonoma: personalização com widgets, grandes atualizações no Safari e novos recursos de videoconferência.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de Design na Apple Developer Academy, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e sou apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Muito bom, Nina!
Excelente Nina!