NinaNews #019: Conhece o Fake door testing?
Método de pesquisa + notícias quentes da semana + vlog WWDC
“Ser um designer é ser um administrador de possibilidades. Buscamos resultados que ainda não existem e, ao fazê-lo, mergulhamos fundo no inesperado e no desconhecido.” - Fonte: dlibrary.stanford.edu
A primeira vez que eu ouvi sobre o termo “fake door testing” foi através da minha prima que trabalhava como Product Manager no Shopify na Suécia. Em poucas palavras, ele é um método de pesquisa usado para testar a demanda por um produto ou funcionalidade sem realmente construí-lo.
Depois que o usuário executa uma ação, como por exemplo, clicar em um botão em seu site, a página “porta falsa” notifica esse usuário de que esse recurso ainda não está disponível e pode inclusive solicitar o e-mail dele para notificá-lo quando o produto ou funcionalidade estiver disponível. Portanto, os dados coletados, como a taxa de cliques, ajudam os times a decidir quais produtos ou funcionalidades são uma necessidade ou não.
A teoria é de que, ao medir o comportamento e o interesse do usuário, seja em conversas ou por meio de ações em relação a uma funcionalidade, poderemos ver se vale a pena construí-la.
Esse método é interessante pois o que as pessoas dizem que fazem e o que realmente fazem podem ser bem diferentes. Já ouviu falar no Efeito Hawthorne? Ele diz que que pessoas tendem a mudar seu comportamento quando sabem que estão sendo observadas.
Ponto de atenção: se aplicar este método sem a moderação de ninguém, ou por meio de um cenário beta para alguns usuários, tenha cuidado, pois alguns usuários podem ficar frustrados com um recurso que desejam e que não existe!
Para evitar tais decepções, você terá que escolher cuidadosamente os usuários a serem testados. Pode ser inclusive uma oportunidade de construir um relacionamento mais próximo com early adopters, se fizer sentido para o seu negócio. E você, já conhecia esse método?
🔥 Notícias da semana
👩💻 Uma pesquisa recente do GitHub revelou que cerca 92% dos programadores estão utilizando ferramentas de IA, com 70% relatando benefícios de seu uso. Essas ferramentas aprimoram a qualidade do código, acelerando as saídas e reduzindo os incidentes no nível da produção.
💻 Framer lançou uma ferramenta que permite gerar e publicar um site em segundos com inteligência artificial. Eita!
🎸 Paul McCartney está usando IA para criar uma música final para os Beatles com a participação do John Lennon (ex-integrante do grupo que morreu em 1980) através da extração da sua voz de uma antiga demo. “Tudo isso é meio assustador, mas também animador porque é o futuro.”, disse Paul McCartney.
💬 A Amazon começar a testar um recurso que usa IA para resumir as avaliações deixadas pelos clientes sobre alguns produtos. Ele fornece uma breve visão geral do que os compradores gostaram e não gostaram do produto, juntamente com um aviso de que o resumo é “gerado por IA a partir do texto das avaliações dos clientes”.
🍎 A Apple ainda pretende lançar uma versão mais acessível do Vision Pro até o final de 2025, de acordo com a 9to5mac.
🏎️ Mercedes adiciona ChatGPT ao controle de voz no carro. A integração permite conversas naturais e perguntas contextuais de acompanhamento, aprimorando os recursos do assistente de voz "Hey Mercedes". A Mercedes também está explorando o uso de plug-ins do ChatGPT para tarefas como reservas em restaurantes e ingressos de cinema.
👚 Google está testando novo recurso de teste virtual que usa IA generativa para mostrar roupas em uma ampla seleção de tipos de corpo. Embora os modelos sejam pessoas reais, a ferramenta aprendeu a combinar o formato da roupa com a pessoa em vários ângulos.
💡 Consumi semana passada
Card Sorting com deficientes visuais: como superar as barreiras de acessibilidade (em inglês)
UX precisa de um senso de urgência sobre IA, Jakob Nielsen (em inglês)
Reassisti ao vídeo “Você se sente atrasada(o) na vida?” do Tiago do Tira do Papel.
Uma newsletter diária que sou apaixonada é o The News!
Ouvi o episódio “Rules of the Money Game” do Morgan Housel, autor do livro “A Psicologia Financeira” e curti bastante as reflexões.
Terminei o livro “Criar” do Tony Fadell (recomendo demais!!) e comecei o livro “Ruined by Design” do Mike Monteiro.
🎥 Meu primeiro vlog
Saiu meu vlog sobre a WWDC, a conferência da Apple! Já está inscrito no meu YouTube pra ser notificado de vídeos novos? 👀
Imersão presencial em UX Research em SP
No próximo fim de semana de 24 e 25/06 eu estarei em São Paulo para uma imersão em UX Research da Mergo de um fim de semana (12h presenciais) e ainda há vagas disponíveis na turma que eu vou participar! Estou super animada para todo o conteúdo e networking. 🥰❤️
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de Design na Apple Developer Academy, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e sou apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Muito bom Nina!