NinaNews #028: Como você enxerga as limitações?
🔥 Curadoria de notícias + agenda de palestras + cursos gratuitos
“Faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto não pode fazer melhor ainda!” - Mário Sérgio Cortella
Li no livro “O ato criativo: uma forma de ser” um trecho bem interessante falando sobre restrições. Muitas vezes falamos e ouvimos “Ah, se a gente tivesse mais tempo. Ah, se a gente tivesse mais dinheiro. Ah, se a gente tivesse mais XYZ". A gente sempre quer mais, nunca parece suficiente, sendo que muitas vezes são as limitações que nos fazem repensar todo o problema e criar algo completamente novo para resolvê-lo.
Não estou dizendo que lutar, por exemplo, por tempo para fazer pesquisa de design não é necessário, muito pelo contrário! Mas gostaria de te dizer que tempo e dinheiro infinitos não necessariamente são o que faltam para você e seu time resolverem um problema.
Quando não há restrições de material, tempo e orçamento, você tem opções ilimitadas. Quando você aceita limitações, seu leque de escolhas é reduzido. Quer sejam impostas por design ou por necessidade, é útil ver as limitações como oportunidades. - Rick Rubin, “O Ato criativo: uma forma de ser”
Inclusive, um estudo de 2018 no Journal of Management revisou 145 estudos sobre o efeito das restrições na criatividade e inovação e descobriu que indivíduos, equipes e organizações se beneficiam das restrições.
Aí eu te convido a pensar: e se mudássemos a forma como vemos certas limitações e as transformássemos em algo que nos motiva a pensar diferente em vez de nos bloquear?
Se quiser ler mais sobre o assunto, recomendo o artigo “Power in Your Problems: How Constraints Inspire Creativity & Drive Innovation”.
📰 Notícias da semana
🛒 Amazon utiliza IA generativa para melhorar as reviews de produtos e, consequentemente, a experiência do cliente
A IA da Amazon processa o conjunto de avaliações disponíveis realizadas na plataforma e gera uma espécie de “consenso” dos comentários. O recurso oferece um parágrafo com os pontos principais — positivos e negativos — comentados pelos usuários na plataforma de e-commerce.
O objetivo é facilitar a decisão de um cliente de comprar ou não um produto de forma mais rápida, já que a avaliação de outros compradores tem um papel significativo na decisão de compra.
🤖 Bots já são melhores que humanos em resolver CAPTCHAs
Em um estudo, pesquisadores descobriram que bots acertaram os CAPTCHAs de texto distorcido corretamente quase 100% do tempo. Humanos alcançaram entre 50% e 84% de precisão. E os humanos levaram até 15 segundos para resolver os desafios; os bots resolveram os problemas em menos de um segundo.
👖 Calça com IA ajuda paciente que teve derrame a caminhar
Uma paciente que teve derrame no Reino Unido está andando de forma independente novamente graças a "calças inteligentes" controladas por inteligência artificial. Um lado da "roupa inteligente" monitora os impulsos elétricos da perna saudável de Lloyd e depois recria esses impulsos em sua perna enfraquecida.
🗣️ Google está testando IA Assistente que oferece conselhos de vida e que atua como “coach de vida pessoal”
Os profissionais estão testando entre outras coisas, a capacidade do assistente de IA de responder perguntas íntimas sobre dificuldades que as pessoas enfrentam na vida. Esse movimento também assinala uma mudança em relação a uma cautela anterior do Google pois, em dezembro, especialistas em segurança de IA da empresa haviam alertado do perigo das pessoas ficarem emocionalmente apegadas a chatbots.
✍️ Materiais de estudo
Tudo o que você sempre quis saber sobre processos seletivos da newsletter “Sua Vaga” do LinkedIn.
The creative process is fabulously unpredictable. A great idea cannot be predicted por Jony Ive, que liderou o desenho de produtos como iPod, iPhone, iPad, MacBook e iMac.
10 rules for play por Paula Scher, uma das designers gráficas mais influentes do mundo e sócia do escritório da Pentagram.
“Stop Searching for the Perfect Word: 3 estratégias confiáveis de como a UX copy do Slack foi melhorada” pelo Slack Design
🎤 Meus próximos eventos
24/08 irei dar uma palestra sobre “UX Design na era das inteligências artificiais” presencialmente no Digi Talks no São Paulo Expo às 14h. Quem estará por lá pra gente se encontrar?
30/08 vou participar de uma mesa redonda do Brazilians in Tech presencialmente no Rio de Janeiro às 18:30h em Botafogo. Se inscrevam, mulheres!
19/09 vai rolar remotamente e gratuitamente o DiscoConf, conferência da Maze em discovery, design e research (é em inglês). Não vou palestrar nesse, tá? Mas fica a super dica!
🤓 Cursos gratuitos
Design de Interação UI/UX Design do Instituto Eldorado para mulheres. Imersão digital produzida integralmente por mulheres, desde os materiais dos módulos até as mentorias. Plataforma de aprendizagem com videoaulas, ebooks, guias e atividades. Suporte de uma equipe de mentoras, coordenadoras, designers, desenvolvedoras e educadoras.
IA Generativa por Diogo Cortiz. Ele é professor da PUC-SP e Fundador da Di.School. PhD em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com PhD Fellowship pela Université Paris-Sorbonne. Especialista em Neurociência e Comportamento, atualmente é coordenador do Mestrado e Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design na PUC-SP.
Área de dados e programação em Python pela Embraer para mulheres. O Embraer Social Tech Careers é um treinamento completo com um total de 182h, entre aulas síncronas e assíncronas focadas em Dados com Python. A academia acontecerá durante 4 meses, de forma online, via zoom.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Concordo plenamente,
Muitas vezes a gente mesmo causa o motivo de não iniciarmos algo novo ou explorar algo mas muitas vezes é a gente mesmo fugindo de algo ou evitando..