NinaNews #030: IA já criou tantas imagens quanto todos os fotógrafos humanos
🔥 Princípios de product strategy + notícias mais quentes da semana + indicações de leitura
“Você não pode esgotar a sua criatividade. Quanto mais você usa, mais você tem.” – Maya Angelou
Complementando a edição anterior sobre Product Discovery, gostaria de trazer 4 princípios de Product Strategy retiradas do livro “Inspirado: Como criar produtos de tecnologia que os clientes amam” para vocês lerem pensando como aplicá-los na sua organização. Vamos lá? :)
1. Concentre-se em um mercado-alvo ou pessoa de cada vez. Não tente abraçar o mundo de primeira. Em cada lançamento, você descobrirá que o seu produto provavelmente é útil para outras pessoas, mas é importante ter um mapeamento para direcionar as melhores estratégias, campanhas e ações.
2. A estratégia do produto precisa estar alinhada com a estratégia do negócio. Por exemplo, se essa estratégia de negócio envolve uma mudança na estratégia de monetização, então a estratégia de produto precisa estar alinhada com isso.
3. Seja obcecado pelos clientes, não pelos concorrentes. Muitas empresas esquecem completamente sua estratégia de produto quando encontram um concorrente à altura. Muitas vezes copiam as ações de seus concorrentes e não se concentra, mais em seus clientes. Não podemos ignorar o mercado, mas lembre-se que os clientes nos abandonam porque deixamos de cuidar deles.
4. Comunique a estratégia em toda a organização. É importante que todos os principais parceiros de negócios da empresa conheçam os clientes nos quais estamos focados no momento e quais estamos planejando atender futuramente.
Se você se interessa por estratégia de produto + design, recomendo demais o livro “Estratégia de UX: Técnicas de Estratégia de Produto Para Criar Soluções Digitais Inovadoras”.
📰 Notícias da semana
🤳 Think With Google: +50% das pessoas dizem que não considerarão comprar de uma marca que tenha um site mal projetado para celular
Se você ainda não conhece, o Think with Google é uma plataforma de insights criada para auxiliar empreendedores e profissionais na compreensão do mercado. Recomendo muito que deem uma olhada nos relatórios!
📷 IA já criou tantas imagens quanto todos os fotógrafos humanos
Isso mesmo que você leu! Mais de 15 bilhões de imagens criadas usando algoritmos text-to-image desde o ano passado. Para colocar isto em perspectiva, os fotógrafos levaram 150 anos, desde a primeira fotografia tirada em 1826 até 1975, para atingirem a marca dos 15 mil milhões.
👥 Elon Musk anuncia concorrente do LinkedIn: X Hiring
O Twitter X anunciou a plataforma X Hiring em versão beta. Para as empresas, a rede vai virar mais um canal de adquisição de talentos. O anúncio parece seguir a linha do que Elon Musk vem ressaltando com frequência: de que o X será o "app de tudo" (como vemos com os super apps na China). Aproveito para recomendar a leitura do artigo “O lado sombrio de um Super App como o WeChat” do MIT Technology Review.
📹 WhatsApp agora permite enviar vídeos em alta resolução
Cansado de colocar o vídeo no Google Drive para enviar para alguém? O WhatsApp começou a liberar o recurso que permite o envio de vídeos em HD (valeu Zuck). Os usuários da versão 2.23.16.76 do aplicativo já podem ver a nova opção para envio.
✉️ O Yahoo Mail apresenta uma nova ferramenta que identifica vales-presente, códigos de desconto e créditos de loja esquecidos nas caixas de entrada dos usuários
A função de pesquisa baseada em IA do Yahoo Mail foi renovada para ser mais “intuitiva”. Em vez de depender apenas de palavras-chave, os usuários agora podem fazer perguntas ou selecionar em uma lista de sugestões de consultas relevantes para seus termos de pesquisa. Por exemplo, os usuários podem perguntar: “quanto gastei em compras na semana passada?” e o sistema recuperará os e-mails relevantes.
💰 Sai relatório das 50 empresas mais valiosas do mundo em 2023
“A Apple segue puxando o bonde, mas duas outras empresas se destacam, a Saudi Aramco mostra como o mercado de energia segue forte (o campeonato de futebol Saudita que o diga!) e a NVIDIA que deu um salto no valor de mercado pela infra adequada para processar soluções de IA.” (Fonte:
)✍️ Indicações de leitura
NN Group: How to use analytics in UX. Integrar analytics ao trabalho de UX ajuda a tomar decisões baseadas em dados e concentra os esforços nos projetos de maior impacto.
Mind the Product: How Duolingo uses AI to enhance its user experience. O Duolingo para mim é um baita case em muitos sentidos! Achei interessante ver como eles estão incorporando a IA na experiência de aprendizagem.
“Uma das coisas que aprendemos por meio de entrevistas com usuários é que poderíamos ser muito mais proativos no fornecimento de feedback sobre o quão bem eles estão aprendendo. Nem todos os alunos estão conscientes de que precisam de ajuda. Estamos nos perguntando como usar mais o GPT-4 e fazê-lo agir mais como um treinador.” - Edwin Bodge, Principal Product Manager no Duolingo
135 free ebooks on User Experience, Usability, User Interface Design and more. Vários ebooks gratuitos para você baixar! Não são livros piratas, ok?
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Obrigado pela menção à kamelo, nina 🤗