NinaNews #033: Jornadas antes de funcionalidades
😱 Pedir para um modelo de IA “respirar fundo” antes de realizar cálculos matemáticos pode melhorar sua precisão
Você já ouviu falar na Julie Zhuo? Ela é uma empresária sino-americana e cientista da computação. Ela foi vice-presidente de design de produto do Facebook e agora cofundadora da Sundial. Também é autora do livro “Os bastidores de um líder”.
Ela possui uma newsletter chamada
que eu gostaria de compartilhar um trecho com vocês:“Jornadas antes de funcionalidades”
As funcionalidades de um produto existem para resolver um problema ou atender a uma necessidade do usuário. Quando vamos direto propor uma funcionalidade, estamos escolhendo uma receita antes de saber qualquer coisa sobre a festa. Estamos surfando em ondas de suposições. Torne essas suposições explícitas! Defina a jornada do usuário antes de definir a funcionalidade.
1. Quem é o usuário? — Como você classificaria esse grupo de pessoas? Com o que eles se importam? Quais são seus hábitos?
2. Quais problemas eles enfrentam? — O que eles desejam alcançar? Quais são seus pontos fracos? Como eles pensam e se comportam? Que evidências temos para acreditar nisso?
3. Como eles engajarão com a nossa solução proposta? — Qual é a concepção deles sobre nossa solução? Qual é o primeiro ponto de contato deles com isso? O que se passa em suas cabeças quando tomam a decisão de clicar/tocar/se envolver com nosso trabalho? O que eles estão esperando?
4. Qual seria a forma ideal da nossa funcionalidade atender às necessidades deles? — Qual é o fluxo passo a passo (melhor expresso por meio de wireframes ou storyboard) para como essa funcionalidade resolve o problema? O que eles estão vendo ou experimentando em cada etapa? Como queremos que eles se sintam a cada passo?
Somente depois que o que foi dito acima estiver tão claro quanto a água do riacho do primeiro degelo da temporada é que devemos considerar as palavras “especificações do produto”.
📰 Notícias da semana
Semana passada fiz uma curadoria maior de notícias, então testarei um modelo novo com descrições mais curtas e vocês me contam como preferem, ok? ❤️
🤖 Jambot: Figma lança widget de IA para melhorar a produtividade no FigJam. Geração de ideias, sumarização, sugestão de assuntos relacionados e muito mais.
💸 Adobe: usuários precisarão pagar pelos recursos de IA do Photoshop, mesmo quem já tiver uma assinatura. A partir de 1º de novembro, o Photoshop exigirá que os usuários tenham algo conhecido como “créditos generativos” para usar o Generative Fill.
😱 Pedir para um modelo de IA “respirar fundo” antes de realizar cálculos matemáticos pode melhorar sua precisão. Pesquisadores do Google DeepMind descobriram que o uso de encorajamentos como “vamos pensar passo a passo”, melhora as habilidades de resposta de LLMs. Loucura, né?
📱 Apple: iOS 17, iPadOS 17 e watchOS 10 agora estão disponíveis para download. Estou já com meu iPhone e Apple Watch atualizados e AMANDO as novas funcionalidades! Quer saber de tudo? Assiste esse vídeo.
💬 Amazon lança atualização da Alexa com inteligência artificial generativa. A Alexa conversará de forma mais natural no próximo ano, segundo a demonstração no lançamento anual de produtos da empresa.
🔫 Call Of Duty usando IA para monitorar condutas impróprias durante partidas online. De acordo com a Activision, o sistema tem foco em detectar palavras-chave específicas que podem ser entendidas como ofensas.
📚 Amazon restringe quantidade de livros que podem ser autopublicados por dia. Isso está sendo feito para combater conteúdo gerado por IA.
🎨 Microsoft Paint terá suporte a camadas estilo Photoshop. Olha só quem voltou!
👩💻 NN Group tem nova presidente e CEO: Kara Pernice. A empresa é líder e referência global quando falamos de experiência do usuário e foi fundada por dois grandes nomes da área: Don Norman e Jakob Nielsen.
✍️ Indicações de leitura
Como evoluímos a nossa especificação de acessibilidade → por Ana Cuentro do time de Design do Banco Carrefour.
Palestras de UX Research → O pessoal da Observe está publicando semanalmente palestras das suas edições anteriores no seu canal do Youtube! (Fonte: Vagas UX)
5 strategies for building a UX Research portfolio without work experience → Como combater a eterna luta do “preciso de trabalho para ter experiência e preciso de experiência para ter trabalho” na área de UX Research.
The inside story of how Meta’s product team launched Threads → Artigo do time de Engenharia do Meta sobre como foi levar o Threads de zero a 100 milhões de pessoas em tempo recorde.
2023 Webflow Awards Finalists → Os projetos de Webflow mais criativos e tecnicamente impressionantes de 2023 foram anunciados. Confira os finalistas e seus projetos!
Quais tecnologias são usadas para fazer um website? Essa é a pergunta que o Ingredients responde. Basta inserir a URL do site desejado e são listados os serviços usados para analytics, armazenamento, autenticação, segurança, entre outros. (Fonte: atalho.xyz)
🎉 Dicas da Nina
Criei um canal no WhatsApp e você já pode se inscrever no meu! Já estamos com 30 mil seguidores e por lá vou trazer várias dicas e indicações de materiais e eventos sobre UI/UX design e tecnologia.
Quem me acompanha no Instagram, está acompanhando meu progresso na vida fitness, né? 💪 Comprei meus suplementos na Puravida e através desse link você ganha R$50 de desconto em compras com valor igual ou superior a R$ 150.
Falta quase 1 mês para a UX Conf e eu estarei lá em Porto Alegre! Os ingressos presenciais já esgotaram, mas você pode garantir seu ingresso online com 25% de desconto com o cupom NINATALKS.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Eu ADORO a Julie Zhuo! O livro dela me ajudou muito (e olha que nem atuo como manager/liderança)
Essa edição ficou boa demais 💕