NinaNews #035: Jogo Finito e Infinito, Adobe anuncia vestido interativo, Disney lança robô
😱 Famosos vendem direito de imagem para IA e viram “nova pessoa”
Um livro que eu queria ler há um tempo e comecei semana passada é “O Jogo Infinito” do Simon Sinek. O Simon ficou extremamente conhecido por conta do conceito “The Golden Circle” em seu primeiro TED Talk em 2010 e eu já havia lido o seu livro “Comece pelo porquê”, mas o conceito do jogo infinito sempre me chamou muito a atenção.
“De acordo com o professor James P. Carse, jogos finitos têm participantes conhecidos, regras fixas e um objetivo claro que, ao ser alcançado, encerra o jogo. Nele, vencedores e perdedores são facilmente identificados, como numa partida de futebol ou de xadrez.
Em jogos infinitos – como os negócios, a política e até a própria vida -, os participantes estão sempre mudando e as regras não são precisas. Não existem vencedores e perdedores. Não há como ter ‘negócios vitoriosos’ ou como ‘vencer na vida’, por exemplo.” - Simon Sinek
Quando você aplica os conceitos de jogo finito e jogo infinito à sua carreira, significa que em vez de se concentrar apenas em metas de curto prazo, como ganhar uma promoção, você se concentra em desenvolver habilidades, construir relacionamentos e aprender continuamente ao longo do tempo. Em um jogo infinito, o sucesso é medido pela progressão pessoal, pelo impacto que você tem sobre os outros e pela contribuição que você faz para um objetivo maior.
Adotar uma mentalidade de jogo infinito na carreira significa que você está disposto a se adaptar às mudanças, a aprender com as falhas e a manter o foco no crescimento a longo prazo, em vez de apenas em recompensas imediatas. Você está mais preocupado em ser um profissional melhor hoje do que foi ontem, independentemente de onde você esteja em sua jornada profissional.
📰 Notícias da semana
🤯 Adobe apresenta vestido com tecido digital que muda em tempo real. O projeto se chama ''Primrose'' e foi apresentado durante a Max Conference nesta semana. Segundo a empresa, esse tipo de tecido interativo é uma espécie de tela programável.
🧬 Famosos vendem direito de imagem para inteligência artificial e viram “nova pessoa”. Um perfil no Instagram foi lançado com um vídeo em que o rosto e voz de Kendall Jenner se apresenta como Billie, uma amiga que você pode conversar sobre qualquer coisa. Ao todo, são 28 perfis nas redes sociais que usam o rosto e voz das celebridades que cederam seu direito de imagem para que os chatbots fossem criados como se fossem outras personalidades. Muito black mirror isso, né?
🎮 CEO da Activision acredita no uso da Neuralink de Musk para jogar videogames. Ao discutir o futuro dos jogos, ele foi muito além de ideias como realidade virtual ou o metaverso e mencionou a Neuralink de Elon Musk, empresa de chips que permite controlar e interagir dispositivos com a mente, como o ponto para onde ele acredita que os jogos estão realmente indo em algum momento.
🍬 Bubbaloo inaugura “hotel” sensorial em São Paulo. Em uma era onde as marcas buscam cada vez mais se conectar emocionalmente com os consumidores, a Bubbaloo leva o conceito de experiência de marca a um novo patamar. Porém, o nome “Hotel Bubbaloo” é simbólico! O espaço não oferece quartos para pernoite, mas sim uma experiência de 45 minutos.
📜 Desafio do Vesúvio premia jovem que decodificou 1ª palavra de papiro carbonizado. O surgimento do Desafio do Vesúvio, criado pelo ex-CEO da Github Nat Friedman, veio da crença de que técnicas e tecnologias inovadoras conseguiriam revelar o conteúdo dos pergaminhos. O prêmio “Primeiras Letras” é a estrela da vez, já que foi dado ao estudante de ciências da computação Luke Farritor, de apenas 21 anos, que decifrou a primeira palavra de um dos pergaminhos.
🤖 Disney tem um novo robô tão adorável quanto Wall-E. De acordo com o IEEE, a Disney Research passou o último ano tentando desenvolver um sistema de aprendizagem que criasse expressões convincentes para o público. O foco da Disney é claro: criar robôs animados para interagir com o público nos parques de diversão.
📦 Dropbox ganha redesign na web, recursos alimentados por IA e novos planos. Na conferência Work in Progress, a empresa anunciou novidades para o setor, bem como uma experiência/interface para a web redesenhada, uma nova ferramenta de vídeo tudo-em-um e três novos planos de assinatura.
🧠 Para o cofundador da DeepMind, a IA generativa é apenas uma fase; o próximo passo é a IA interativa. O que vem a seguir é a IA interativa: bots que conseguem realizar tarefas que você define, recorrendo a outros softwares e outras pessoas. Ele também defende uma forte regulamentação e não acha que isso será difícil de alcançar.
✍️ Indicações de artigos e vídeos
Entrevistas sobre Visual Design (em inglês). 26 Designers entrevistados falando apenas sobre visual design. (Fonte:
)Por que ter um plano B na carreira – e como montar o seu? Pelo LinkedIn Notícias.
Como o Duolingo projeta seu produtos (e por quê) (em inglês). Escrito pelo Felix Lee, fundador do ADPList.
RecursUX. Compilado de recursos 100% em português de materiais de UX Design pelo Alan Pereira.
Criando um perfil forte no LinkedIn para atrair recrutadores. Vídeo meu no LinkedIn, se ainda não está inscrito por lá!
🚀 Nos vemos na UX Conf!
Nos dias 27 e 28 de Outubro estarei em Porto Alegre para a UX Conf! Quem mais vai estar por lá? 😍❤️ Os ingressos presenciais já esgotaram, mas você pode garantir seu ingresso online com 25% de desconto com o cupom NINATALKS.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Eita, perdi minha semana com essa lista de entrevistas sobre visuals :)
Muito bom, pilulas enriquecedoras.