NinaNews #039: Linhagem de invenções e acessibilidade
🔥 Humane: Ai Pin é lançado por ex-designer da Apple como substituto do smartphone
“Você está na ponta de uma longa linhagem de invenções que talvez nunca existissem, se não fosse por aqueles com deficiências: o teclado do telefone, as linhas de telecomunicações com as quais ele se conecta, o funcionamento interno do e-mail.
Em 1808, Pellegrino Turri construiu a primeira máquina de escrever, para que sua amante, que era cega, a condessa Carolina Fantoni da Fivizzano, pudesse escrever cartas que fossem mais legíveis.
Em 1872, Alexander Graham Bell inventou o telefone como parte de seu trabalho ajudando pessoas surdas. E em 1972, Vint Cerf programou os primeiros protocolos de e-mails para o crescente advento da internet. Ele acreditava intensamente no poder das cartas eletrônicas, porque as mensagens eletrônicas eram a melhor maneira de se comunicar com sua esposa, que era surda, enquanto ele estava no trabalho.
Trabalhar com pessoas com deficiências visuais, e com a tecnologia de leitor de tela, levou à criação de uma ferramenta de legendagem de apresentações no PowerPoint, que traduzia para o apresentador em tempo real.
Esse projeto, por sua vez, transformou-se e fundiu-se a uma nova configuração do Skype, que fornece legendas em tempo real — e, depois, tradução em tempo real, para que pessoas que não falam a mesma língua pudessem realizar teleconferências. Em cada caso, tornar a tecnologia mais assistiva viabilizou inovações de um escopo muito maior do que o pretendido inicialmente.”
Aproveito o tema para divulgar um novo material gratuito de um amigo querido e referência em acessibilidade digital no Brasil e no mundo: Marcelo Sales! Ele lançou o site “Carreiras em Acessibilidade”, que busca atender a três demandas:
Profissionais que querem compreender o seu nível de conhecimento e até onde podem chegar atuando com acessibilidade;
Empresas que querem ampliar a maturidade de seus times através da correta definição de papéis e responsabilidades;
Promover a maturidade do mercado de acessibilidade digital no Brasil.
📰 Notícias da semana
📌 Humane: Ai Pin é lançado por ex-designer da Apple como substituto do smartphone. Um broche inteligente que se fixa às roupas através de ímãs potentes e tem como objetivo substituir o smartphone apostando em muita inteligência artificial generativa. Aqui você confere o site da empresa e abaixo o vídeo de lançamento.
⏱️ Figma apresenta FigJam AI para poupar os designers na preparação de arquivos. A ideia é que ele possa reduzir o tempo de preparação necessário para criar manualmente esses projetos de quadro branco colaborativo do zero, deixando os designers com tempo para se concentrarem em tarefas mais urgentes. Está disponível em beta desde o dia 7 de novembro e por enquanto está gratuito.
🔎 Como habilitar a Inteligência Artificial do Google no buscador? Desde a última quarta-feira, os usuários brasileiros podem fazer pesquisas no mecanismo de busca e receber um resumo organizado por tópicos sobre o assunto pesquisado, juntamente com links para sites relevantes e sugestões de perguntas adicionais relacionadas.
🚀 NASA busca tecnologias para produzir oxigênio na Lua. A NASA quer descobrir como os futuros habitantes da Lua poderão produzir, capturar e armazenar oxigênio respirável do solo lunar.
📦 Amazon já pode estar treinando sua IA — e pode ser mais poderosa que o GPT-4. Segundo informações da Reuters, a big tech está investindo milhões no treinamento de um ambicioso modelo de IA que promete ser o mais poderoso já lançado nos EUA, ultrapassando até o avançado GPT-4, da OpenAI.
🧠 Streamer revoluciona a indústria ao controlar videogame com controle cerebral. Esta nova forma de jogo, que utiliza eletroencefalograma (EEG) capaz de captar as ondas cerebrais, promete trazer acessibilidade a jogos de gêneros antes considerados impossíveis de serem controlados sem os tradicionais dispositivos de jogo.
🎶 O redesign do aplicativo de TV do Spotify está mais parecido com o do seu telefone. O aplicativo de TV anterior era um pouco mais difícil de navegar, levando alguns usuários a abrir o Spotify em seus telefones e controlar o que estava tocando a partir daí. O novo aplicativo está pelo menos um pouco mais alinhado com o que você veria no seu telefone ou desktop.
🍎 Apple anuncia data de abertura do Swift Student Challenge. O desafio vai ser aberto durante o período de três semanas em fevereiro e conta com uma nova categoria que premiará os projetos de destaque de 50 Distinguished Winners para ir presencialmente para WWDC. Se quiser conferir como foi a WWDC desse ano, tenho um vídeo no YouTube mostrando toda a conferência.
👨🦼 Neuralink busca voluntário para primeiro teste com implantes cerebrais em humanos. A empresa quer encontrar um adulto tetraplégico com menos de 40 anos, que permitirá a um cirurgião implantar eletrodos e pequenos fios na parte do cérebro que controla os antebraços e as mãos.
📹 YouTube testa um botão ‘play something’ para quando você não sabe o que assistir. Tentando evitar o paradoxo da escolha, não é mesmo? A Netflix também tinha um botão parecido que foi lançado em 2021, mas que foi descontinuado no início desse ano devido ao uso relativamente baixo, de acordo com um porta-voz.
👚 Camisetas Nina Talks!
Isso mesmo que você leu! Semana passada eu lancei uma lojinha com camisetas focadas em UI/UX design e programação e estou SUPER feliz de ter tirado essa ideia do papel! As camisetas vão do PP ao 4GG, estão com um preço promocional e logo mais irão surgir novas estampas e novos produtos também! 👀❤️
🎉 Cupons de desconto
📚 Editora Novatec: 30% de desconto em todos os livros da editora com o cupom NINATALKS. Alguns livros que eles tem por lá:
☕ A Veroo Cafés é uma assinatura de cafés em que todo mês chega na sua casa uma curadoria inédita vinda de pequenos produtores do Brasil! Estou apaixonada e consegui desconto na assinatura para vocês! Cupom: NINA.
🕶️ Blue Friday da Zerezes: descontos de até 40% em óculos de sol e de grau! Desconto adicional de 10%: NINA10. Uso há muitos anos e agora sou embaixadora da marca, ai meu coração 🥹❤️
👀 Curiosidade da semana
Já que a Apple anunciou a data do Swift Student Challenge, gostaria de apresentar a Masako Wakamiya, que aos 81 anos aprendeu a programar e foi pra WWDC, a conferência da Apple em 2017!
“Perdemos jogos facilmente quando jogamos contra jovens, já que os movimentos dos nossos dedos não acompanham a velocidade deles. Eu queria criar um aplicativo divertido para despertar o interesse dos idosos por smartphones.” - Masako
Ela aprendeu sozinha o básico lendo um livro, depois contratou um professor e lançou seu primeiro aplicativo. Seu aplicativo, Hinadan, é um jogo para iOS baseado no tradicional festival japonês Hinamatsuri, ou Dia das Bonecas, que é comemorado no início de março.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Sensacional como sempre Nina! Já te mandei diretamente, mas deixo aqui também... :)
Quando as pessoas conseguem associar a acessibilidade com a essência do design e a ponta da inovação, tudo flui mais naturalmente (desde que haja as habilidades pra que seja possível deixar fluir...). Obrigado pela menção ao site de Carreiras em Acessibilidade... a ideia era justamente essa. Fazer com que as pessoas (principalmente quem está trabalhando com design) perceba essa conexão entre design e acessibilidade! :)
Muito bom!