NinaNews #049: AWS estima que 57% de todo o conteúdo na internet foi escrito e traduzido para outros idiomas por IAs
✍️ Escrever à mão estimula mais o cérebro do que digitar, diz estudo.
Você sabe a diferença entre visão e estratégia?
Visão indica onde você quer estar. É uma atividade de estabelecimento de metas e descreve um estado futuro. Estratégia é como você chega lá! Estratégia é, por natureza, uma atividade de resolução de problemas e delineia um conjunto de escolhas.
Onde você está versus onde deseja estar. É difícil saber como será o futuro e é para isso que serve uma visão. É uma estimativa desse estado futuro, um indicativo de onde estaremos em algum ponto no futuro. Já a estratégia é como chegamos lá, é a maneira pela qual alcançamos o estado que a visão delineia. Nós precisamos de ambos.
Visão sem estratégia é apenas um sonho. Estratégia sem visão é um caminho para lugar nenhum.
📰 Notícias da semana
🤖 Estudo da AWS estima que 57% de todo o conteúdo na internet foi escrito e traduzido para outros idiomas por IAs. Pesquisadores alertam que a maioria dos textos que visualizamos online foi traduzido de forma inadequada para uma ou mais línguas, geralmente por meio de uma máquina.
🚙 Volkswagen cria laboratório de IA para tornar veículos mais inteligentes. “Nosso objetivo é conectar ecossistemas digitais externos com o veículo, criando uma experiência de produto ainda melhor. A colaboração com empresas de tecnologia é crucial para nós.”, disse Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen e da Porsche AG.
🍎 Apple permitirá instalação de aplicativos por fora da App Store na Europa. As alterações foram exigidas por uma nova lei europeia, “the Digital Markets Act”, que obriga as grandes empresas de tecnologia a abrir suas plataformas até março deste ano.
🇨🇳 Nvidia domina 90% do mercado de chips de IA, mas se vê ameaçada na China. Apesar de lançar novos modelos no mercado, a companhia viu uma queda no interesse por seus produtos em território chinês, na qual empresas como Alibaba e Tencent decidiram optar por chips fabricados localmente, como os da Huawei.
✍️ Escrever à mão estimula mais o cérebro do que digitar, diz estudo. Segundo a professora Audrey van der Meer, uma das autoras da pesquisa, “ao escrever à mão, os padrões de conectividade cerebral são muito mais elaborados do que ao escrever num teclado. Essa conectividade cerebral generalizada é conhecida por ser crucial para a formação da memória e para a codificação de novas informações”.
🖼️ Google Bard agora cria imagens e está mais inteligente no Brasil. De acordo com a gigante de Mountain View, todas as criações do sistema de IA terão um marca d’água digitalmente identificável nos pixels. O objetivo é ajudar com que as pessoas consigam diferenciar imagens originais das que foram geradas por IA.
🛍️ Rufus: Amazon apresenta assistente de compras por IA. Ferramenta foi lançada em versão beta nos EUA e é capaz de fornecer recomendações personalizadas, responder dúvidas e facilitar a descoberta de produtos.
🏦 Os bancos digitais brasileiros registraram 1 bilhão de downloads em 2023. Levantamento do Bank of America traz o Nubank com cerca de um terço das pessoas que têm conta em fintechs, e possui uma base 2,5 vezes maior do que o segundo colocado no ranking, o PicPay.
🤓 Para ler
✍️ John Maeda fala sobre arte, IA generativa e criatividade (em inglês). Maeda é VP de inteligência artificial e design da Microsoft e falou sobre como prosperar na era do design baseado em IA.
✍️ “Netflix: uma cultura de aprendizado” (em inglês). Em uma série de artigos sobre experimentação na Netflix, esse artigo fala que o molho secreto que transforma os ingredientes brutos da experimentação em inovação é a cultura.
✍️ “Como eu elevo minhas apresentações com Figma” (em inglês). Boas apresentações precisam de duas coisas: uma história clara e recursos visuais atraentes.
📹 Meu setup de gravação
Já que no Instagram muitas pessoas vieram me perguntar sobre o meu setup, aqui os links dos principais equipamentos:
Painel de LED Younguo Yn300 Air II (tenho dois)
👀 Curiosidade da semana
LEGO Braille Bricks: projeto traz peças customizadas para ajudar no desenvolvimento de crianças com deficiências visuais. “Estabelecemos alguns princípios de design: tinha que ser algo fácil para todos e, ao mesmo tempo, divertido”, explica o designer da Lego, Rasmus Løgstrup.
O conjunto foi projetado para crianças e famílias com uma variedade de deficiências visuais. Visto que alguns jogadores possuem visão limitada, mas ainda enxergam, as peças vêm em cores contrastantes e a ilustração na caixa foi elaborada para torná-la mais legível. A empresa trabalhou em conjunto com organizações de apoio a deficientes visuais em todo o mundo para testar o produto.
Fonte: Fast Company Brasil
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes: