NinaNews #054: Cheiro gamer? Novo dispositivo com IA solta aromas de jogos na vida real
🔥 Indicações de livros sobre ser mulher na tecnologia
Colaboração contínua
As sessões colaborativas não são eventos isolados, mas fazem parte de um sistema mais amplo! Quem nunca participou de dinâmicas de cocriação e não acompanhou o desenrolar da sua participação e ficou com a sensação de que foi em vão?
Compreender esse ‘continuum’ é vital para gerar impacto sustentado além da sala de reuniões. Abaixo você encontra dicas do que fazer antes, durante e depois dessas sessões! 👇
Antes
Prepare o terreno: Prepare-se para o que vem após a sessão durante a fase de planejamento, facilitando o acompanhamento posterior.
Aloque tempo: Durante a sessão, dedique um tempo específico para discutir próximos passos acionáveis.
Durante
Direção cristalina: Defina próximos passos e responsabilidades específicas, mensuráveis e com prazo antes de encerrar.
Visualizar o sucesso: Use documentação, seja texto ou diagramas, para capturar decisões e itens de ação, melhorando a compreensão e a retenção.
Depois
Comunicação é fundamental: Elabore comunicações de acompanhamento que delineiem claramente itens de ação, prazos e recursos, mantendo todos na mesma página e engajados.
Acompanhamento do progresso: Implemente mecanismos para monitorar o progresso e abordar obstáculos, mantendo o ímpeto em direção aos nossos objetivos compartilhados.
Pontos de contato agendados: Agende atualizações periódicas por meio de breves relatórios de status ou discussões informais para avaliar o progresso e solucionar desafios sem sobrecarregar as agendas com reuniões adicionais.
Curtiu? Esses tópicos foram retirados da última edição da newsletter do The Foundation Institute.
📰 Notícias da semana
👃 Cheiro gamer? Novo dispositivo com IA solta aromas de jogos na vida real. O GameScent contém um adaptador que usa sinais de áudio em tempo real para emitir diferentes tipos de cheiros, como da chuva durante uma tempestade, da floresta ou até mesmo de uma corrida. Ele já pode ser adquirido em varejistas online, como a Amazon, por US$ 149,99.
🏦 Microsoft lança app Copilot para o setor financeiro. A solução é apresentada com funcionalidades que aumentam a produtividade e reduzem as tarefas manuais e repetitivas, como a necessidade de realizar inúmeras buscas de dados.
🤖 Klarna: A fintech onde o ChatGPT já substituiu 700 atendentes. O novo assistente IA está trabalhando há apenas um mês e já teve 2,3 milhões de conversas em 35 idiomas diferentes em turnos 24/7. Os clientes que antes levavam 11 minutos em média para terem suas pendências resolvidas, agora levam cerca de 2 minutos.
💻 Geração Z: domina a internet, mas não sabe usar o “velho” PC. Contrariando a percepção de que são “nativos digitais”, muitos jovens da Geração Z revelam dificuldades em operar sistemas operacionais tradicionais e aplicativos de escritório, como o Pacote Office.
💰 Alibaba entra de vez em IA e investe em startup de US$ 2,5 bilhões. Além de investir em tecnologias como IA, o Alibaba também está orquestrando uma divisão multidirecional destinada a estimular linhas de negócios independentes, da nuvem à logística.
💪 Desde 2015, o percentual de mulheres em cargos de diretoria aumentou de 17% para 28%. Pesquisa da McKinsey também indica que a presença de mulheres na vice-presidência e vice-presidência sênior também cresceu perceptivelmente.
🇧🇷 Marcas brasileiras apresentam painéis no SXSW 2024. Embraer, Hospital Albert Einstein, Natura, Porto Seguro, PwC Brasil e Unico levam sustentabilidade e tecnologia para o palco do evento.
🏆 GOV.BR é a página de governo mais acessada do mundo. De acordo com o site Similarweb , que é especializado no tema e analisa os portais mais acessados em diversas categorias. Atualmente, o GOV.BR é utilizado por mais de 150 milhões de brasileiros e possibilita o acesso a mais de 4.200 serviços digitais.
🚔 Ex-engenheiro do Google é indiciado por roubar segredos de Inteligência Artificial. Foi indiciado sob a acusação de roubar segredos comerciais relacionados à inteligência artificial (IA) da unidade da Alphabet para beneficiar duas empresas chinesas para as quais ele estava trabalhando secretamente.
🌐 A Dell disparou 30% e tem tudo a ver com IA. A fabricante de computadores mostrou que seu negócio de servidores para inteligência artificial está ganhando cada vez mais tração.
🗣️ OpenAI anuncia recurso de leitura em voz alta para ChatGPT. Batizada de “Read Aloud”, essa opção permite que o ChatGPT forneça respostas em voz alta, facilitando a interação dos usuários em diversas situações cotidianas.
📘 Livros sobre ser mulher na tecnologia
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na semana passada, que tal livros incríveis para colocar na lista de leitura?
📚 A história desconhecida das mulheres que criaram a Internet.
📚 Mulheres invisíveis: O viés dos dados em um mundo projetado para homens.
📚 Corajosa sim, perfeita não: Cometa mais erros, viva sem medo e com ousadia. Escrito pela fundadora da ONG “Girls Who Code".
📚 [lançamento] Mulheres em Tecnologia: Como a diversidade e inclusão vão mudar o jogo nas empresas e na sociedade. A
é uma das escritoras! Estou doida para ler!📚 As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo. Um livro ilustrado que eu acho incrível para presentear meninas!
🤓 Para ler e assistir
📹 O impacto da Acessibilidade da Inteligência Artificial na Web. Um papo com Diogo Cortiz e Reinaldo Ferraz.
✍️ Como escrever bugs melhor: dicas para criar tickets claros e impactantes. Artigo de um Product Designer da Lyft (em inglês).
✍️ Como os maiores aplicativos projetam onboarding: lições do Figma, Duolingo e muito mais. Artigo do ADPList (em inglês).
✍️ Uma proposta radical: colocar UX Research no comando. Artigo do Jared Spool (em inglês).
✍️ Por que seu portfólio UX não está recebendo entrevistas em 2024? O que fazer e o que não fazer. Artigo do UX Planet (em inglês).
👀 Curiosidade da semana
As personas, que usamos tanto no universo de design, foram popularizadas por Alan Cooper, um renomado designer de software na década de 1990. Ele é muito conhecido pelo seu livro “About Face: The Essentials of Interaction Design”.
Embora não tenha sido o primeiro a usar o conceito de personas, Alan Cooper foi um dos pioneiros na sua aplicação no design de software e na sua promoção como uma ferramenta eficaz para entender e projetar para os usuários. Segue aqui um vídeo de 1 min sobre personas com o incrível Andrei Gurgel do UXLab:
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Obrigada pela menção, amiga! Esperamos que você goste da leitura <3