NinaNews #059: Google vai abrir vagas de diversos níveis para seu novo centro em São Paulo
🔥 Adobe está pagando até US$ 3 por vídeos, a fim de treinar seu próprio modelo de IA.
Imagine a cena a seguir: é um final de tarde de trabalho e você recebe uma mensagem informando que amanhã você terá uma reunião de 30 minutos com o CEO da empresa que trabalha para você apresentar o projeto que o seu time está atuando.
Você conhece todos os detalhes do projeto, mas a melhor narrativa para envolver o CEO ainda consiste em apenas algumas notas não estruturadas. Para te ajudar em situações como essa, vou te apresentar o Princípio da Pirâmide de Minto da Barbara Minto.
Ela percebeu, durante seus 10 anos na consultoria McKinsey, que diferentemente de como você costuma contar uma boa história, onde você cria suspense atrasando a resolução de uma questão-chave até o final, em um contexto de apresentação de negócios você deve fazer exatamente o oposto: começar com a resposta.
Como aplicar a Pirâmide de Minto:
Comece com a recomendação/resposta/solução antecipadamente.
Apoie essa recomendação com alguns argumentos de suporte.
Crie confiança em seus argumentos usando dados de suporte.
Vou mostrar um exemplo prático que vi no blog da RD Station no caso da escrita de e-mails. Quais dos dois exemplos você acredita funcionar melhor no caso de remarcar uma reunião?
Repare como na mensagem 2, ao se utilizar o método apresentado e começar com a recomendação, fica mais objetivo para o receptor. Isso ajuda não só a transmitir mais efetivamente a mensagem, como também a priorizar as informações. Se utilizar, depois me conta o que achou!
📰 Notícias da semana
🗣️ Alexa na casa dos brasileiros cresce 50% em 2023. Segundo a Amazon, os clientes brasileiros usaram mais de 2 bilhões de vezes o sistema de voz. De acordo com Talita Taliberti, Country Manager da Alexa na Amazon, os brasileiros estão se habituando ao uso da automatização e criando cada vez mais rotinas e aplicações de uso.
👁️ A empresa UserTesting expande pesquisa de experiência baseada em IA para análise de tendências mais profunda. “Passamos os últimos anos treinando um conjunto de modelos de aprendizado de máquina em torno de coisas como sentimento, intenção e etc, que são coisas que as pessoas procuram quando fazem pesquisas de experiência. Temos uma quantidade incrível de conteúdo para treinar o mecanismo sobre como fazer isso.” disse Andy MacMillan, CEO da UserTesting.
📹 Google apresenta Vids, uma ferramenta de criação de vídeo com IA. O conceito central por trás do Google Vids é capacitar os usuários a transformar ativos existentes — seja texto de marketing, imagens ou outros recursos armazenados no Google Drive — em vídeos cativantes sem esforço.
🔐 Receita Federal cria ferramentas digitais para proteger CPFs. Assim você pode impedir que seu CPF seja incluído de forma indesejada no quadro societário de empresas e demais sociedades (de forma gratuita). Para isso, o cidadão deverá acessar o atual Portal Nacional da Redesim e também o canal de Serviços Digitais da Receita Federal, selecionar a opção "Proteger meu CPF” e logar com a conta Gov.br.
🎵 Stability AI lança canal no YouTube com rádio 24/7 de músicas criadas pelo seu novo modelo. De acordo com a empresa, Stable Audio 2.0 se diferencia de outros modelos de última geração, pois pode gerar músicas de até três minutos de duração, completas e com composições estruturadas que incluem introdução, desenvolvimento e final, bem como efeitos sonoros.
🖥️ YouTube começou a mostrar um novo layout para alguns usuários. O novo layout, que usa elementos do app do YouTube para smart TVs, leva a parte de descrição e comentários para a lateral direita, jogando as sugestões para a parte inferior. Muitos usuários estão postando nas redes sociais sua insatisfação com o novo layout.
💰 Adobe está pagando até US$ 3 por vídeos, a fim de treinar seu próprio modelo de IA. A Adobe está solicitando mais de 100 pequenos trechos de vídeos de pessoas envolvidas em ações e mostrando emoções, bem como imagens de anatomia simples de pés, mãos ou olhos.
💶 Sam Altman (OpenAI) e Jony Ive (ex-Apple) buscam um bilhão de dólares para seu projeto de IA. Embora os detalhes específicos sobre o dispositivo de IA sejam escassos, Ive e Altman estão explorando novos territórios em hardware de IA, potencialmente com foco em dispositivos pessoais e domésticos que poderiam integrar IA em vários aspectos da vida diária.
💼 Google vai abrir vagas de diversos níveis para seu novo centro em São Paulo. O espaço será inaugurado em 2026, mas já tem vagas abertas para as áreas de engenharia de software, segurança, ciência de dados, entre outras. A empresa espera contratar centenas de pessoas desde o nível de estágio até liderança. Quem for contratado vai começar a trabalhar em outros escritórios do Google e, posteriormente, poderá ser realocado para o futuro Centro de Engenharia.
🧱 Lego renova identidade para aprimorar experiências multicanais. A solução criativa para a evolução da identidade incluiu todo o portfólio da marca – 23 diretrizes e mais de 110 princípios. Os resultados permitiram a determinação de 5 princípios-chave de design para a nova identidade: criações voltadas para o público-alvo, arquitetura baseada no System–in–Play, contar histórias, bom humor e otimismo e, claro, a simplicidade. Confira o projeto completo aqui!
🤓 Sorteio + dicas de leitura
🥳 [Sorteio] A designer e professora Sabrina Morais escreveu um e-book sobre UX Research e disponibilizou 2 exemplares para sorteio. Acesse esse formulário para concorrer. Quarta-feira entro em contato com os sorteados.
✍️ “Nossa jornada dentro da complexidade através do Service Design.” pelo time de design da IBM (em inglês).
✍️ “Criando um portfólio de design de destaque: o guia definitivo.” do site Learn UI Design. Artigo separado em 5 capítulos repleto de dicas (em inglês).
✍️ “Os 10 principais erros ao criar mapas de jornada do usuário.” do UX Planet (em inglês).
✍️ “Como passar em uma entrevista de programação comigo”. O autor já realizou mais de 400 entrevistas de emprego com desenvolvedores e escreveu um artigo com 22 dicas (em inglês).
🗓️ Meus próximos eventos
➡️ 16 a 18 de Abril: Web Summit Rio. Se estiver pelo evento e me ver, não deixe de falar comigo! Estarei fazendo uma cobertura do evento nos stories pra o Riocentro (espaço do evento). Não deixe de acompanhar!
➡️ 18 e 19 de Junho em São Paulo: Universo TOTVS. Irei palestrar por lá pela primeira vez e estou mega animada!
➡️ 19 e 20 de Julho em Porto Alegre: UX Conf. Tenho cupom de 10%: nina. O desconto já está aplicado no link.
➡️ 6 e 7 de Setembro em São Paulo: DEX Conf. Serei mestre de cerimônias e tenho cupom de 10%: nina-talks. O desconto já está aplicado no link.
👀 Curiosidade da semana
Por que chamamos as letras maiúsculas de “caixa alta” e as minúsculas de “caixa baixa”? 🤔 Na composição tipográfica manual, as letras maiúsculas eram armazenadas em uma caixa mais alta, geralmente acima das letras minúsculas, que eram armazenadas em uma caixa mais baixa. Essa distinção acabou sendo adotada para se referir às letras maiúsculas e minúsculas em geral, mesmo após a introdução da composição tipográfica digital.
Se você se interessa por tipografia, recomendo a nova edição do livro da Ellen Lupton, o “Pensar com Tipos” da Editora Olhares.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes: