NinaNews #063: Você se candidata às vagas?
🔎 Google I/O 2024: um resumo de todas as novidades anunciadas no evento.
"Antes de você ser ótimo, você tem que ser bom. Antes de ser bom, você tem que ser ruim. Mas, antes de ser ruim, você tem que tentar." -Arthur L. Williams, Jr.
Sabia que as mulheres sentem que precisam atender a 100% dos critérios pedidos pela vaga para se candidatar, enquanto os homens geralmente aplicam para os oportunidades após atender cerca de 60%?
Em 2021 o LinkedIn divulgou o relatório “Gender Insights Report” que retrata, com base em dados, que as mulheres se comportam de maneira diferente dos homens ao buscar oportunidades de emprego.
Mais alguns dados da pesquisa:
➡️ As mulheres são mais seletivas ao se candidatarem para uma vaga. As mulheres se candidatam a 20% menos vagas do que os homens por não cumprirem 100% dos requisitos.
➡️ Os homens são mais propensos a pedir referências. As mulheres têm 26% menos probabilidade de pedir uma referência para um emprego no qual estão interessadas, mesmo quando têm uma conexão na empresa.
➡️ Os recrutadores abrem perfis masculinos com mais frequência. É isso mesmo que você leu.
➡️ As mulheres são mais propensas a serem contratadas depois de se inscreverem. Levando em conta que mulheres se candidatam às vagas quando se sentem "extremamente qualificadas", faz sentido que elas possuam uma chance maior de sucesso no processo seletivo rs.
E você? Como você se sente em relação a aplicar pra vagas?
📰 Notícias da semana
🔎 Google I/O 2024: um resumo de todas as novidades anunciadas no evento. A era Gemini, progresso dos produtos, expansão dos resumos gerados com IA na busca, apresentação do “Pergunte ao Fotos”, expansão para 2 milhões de tokens para desenvolvedores e muito mais.
🤖 GPT-4o: ele agora fala, ouve e até reconhece expressões faciais, tudo em velocidade incrível. A OpenAI apresentou recursos que prometem se aproximar da capacidade humana: tradução simultânea com suporte para mais de 20 idiomas, opção de conversar com o robô de maneira fluida (bem similar ao filme Her), personal stylist, guia de estudos, prompts rápidos e mais.
🧏♀️ Apple anuncia novos recursos de acessibilidade para os seus sistemas. A Apple apresentou novidades como rastreador ocular, feedback tátil em músicas, recurso de acessibilidade de voz e dentro de automóveis, além de legendas em tempo real no Vision Pro.
📱 Nokia 'tijolão' é relançado na Europa após 25 anos com jogo da cobrinha e YouTube. Um dos celulares mais populares dos anos 2000, o Nokia 3210, foi relançado em uma nova versão para comemorar 25 anos do modelo.
💼 Microsoft e LinkedIn: 83% dos trabalhadores no Brasil já utilizam IA. Esse número está acima da média mundial que ficou em 75%, de acordo com a edição de 2024 do “Índice de Tendências de Trabalho”, da Microsoft e LinkedIn.
📋 Maze anuncia relatório “The Future of User Research Report”. A empresa entrevistou mais de 1.200 profissionais de produtos para descobrir como as equipes de produtos conduzem pesquisas para informar a tomada de decisões e construir produtos de sucesso.
📹 TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube. Não está claro em quais regiões a atualização do TikTok estará disponível e se será acessível a mais usuários. A empresa informou ao TechCrunch que não planeja disponibilizar a função amplamente no momento.
🍓 Brasil criará tecnologias de plantação de alimentos no espaço. O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) anunciou o programa de desenvolvimento de técnicas de cultivo de alimentos fora da Terra. A proposta deve ser uma das contribuições do Brasil com o Programa Artemis, da NASA, que levará a humanidade de volta à Lua.
💸 Novas regras podem taxar compras internacionais em 92%: ‘maior imposto do mundo’, diz AliExpress. "A mudança terá grande impacto, principalmente na população mais pobre, que utiliza as plataformas de e-commerce internacional para acessar uma rica variedade de bens a preços acessíveis", pontua a companhia.
🎵 Sony Music alerta desenvolvedores de IA para não usarem seus conteúdos. De acordo com a Variety, a Sony Music entrou em contato com cerca de 700 desenvolvedores para impedir o treinamento de IA com base em seus catálogos.
🥷 Android terá 'modo ladrão' que bloqueia tela do celular caso alguém o arranque de sua mão. Ao anunciar a mudança, o presidente da divisão Android disse que os casos de roubo no Brasil foram a grande inspiração para a novidade. Apenas em São Paulo, um celular é roubado a cada cinco minutos.
🎓 Brasil é sede de 7 em cada 10 edtechs da América Latina. É o que mostra o relatório Edtech Report 2024, produzido pelo Distrito e divulgado nesta semana. Depois do Brasil, com 68,93% das edtechs, os mercados mais representativos são Chile (7,91%) e a Colômbia (7,13%).
🤓 Para ler e assistir
✍️ “Como tornar seu CV atraente para a inteligência artificial?”, artigo do LinkedIn Notícias.
✍️ “Tudo é hipótese: 10 Princípios de Experimentação em Produtos Digitais”, livro digital gratuito da Produtos para Humanos.
📹 Curso gratuito “Ética em Inteligência Artificial” da escola Mais Mulheres em Tech em parceria com a Microsoft.
📹 Vídeo resumo de 5 min do Google I/O no canal no YouTube do Tecmundo. Ou veja na íntegra no site do evento.
👀 Curiosidade da semana
A tecnologia por trás dos códigos de barras foi inventada originalmente para ajudar na identificação de trens, não de produtos em supermercados. Em 1952, Norman Woodland e Bernard Silver desenvolveram o código de barras como uma forma de automatizar a identificação de vagões de trem, mas foi apenas na década de 1970 que a ideia foi adaptada para uso comercial nos supermercados.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes: