NinaNews #067: Apple Intelligence e a atenção humana
🥵 Brasil será primeiro país a receber recurso antirroubo do Google para Android.
Apple WWDC 2024
Como esperado, a estrela do evento foi inteligência artificial. Mas nesse caso a sigla AI ganhou um novo significado de acordo com a empresa da maçã: Apple Intelligence. Esse lançamento da Apple irá 'tecer' inteligência artificial na experiência do usuário em seus dispositivos.
Como esperado, o Siri recebe uma grande atualização. O assistente de IA agora é alimentado por um LLM (large language model) e, portanto, capaz de conversas muito mais complexas e fluentes.
Considerado por muitos como um atraso em relação ao mercado, vemos a Apple sempre agindo com muita cautela e fazendo lançamentos de produtos que estão bem testados. Afinal, eles estão integrando uma nova onda de tecnologia em um dos produtos voltados para o consumidor de maior sucesso da história, usado por mais de 1,5 bilhão de pessoas.
Sempre trazendo os termos “segurança e privacidade” muitas vezes em sua apresentação, a empresa ressaltou que as tarefas mais simples serão executadas localmente, em cada dispositivo. Para as atividades que requerem maior poder de processamento, o software vai acionar os servidores de IA da Apple, na qual eles garantem que os dados serão encriptados.
Li em um artigo que isto aponta para um futuro em que os LLMs serão essencialmente commodities; em que a OpenAI e os concorrentes se tornam algo semelhante a fornecedores de eletricidade.
Atualmente, discute-se bastante a ideia de que a IA possa tornar os seres humanos irrelevantes. No entanto, vale lembrar que, apesar de todas essas previsões, a atenção humana continua sendo a peça fundamental no tabuleiro.
📰 Notícias da semana
🕶️ Notebook usa óculos de realidade virtual para substituir tela. Spacetop 1 é um notebook em desenvolvimento da empresa israelense Sightful que se destaca por não ter tela, mas sim um óculos de realidade aumentada (RA) como monitor.
🥵 Brasil será primeiro país a receber recurso antirroubo do Google para Android. A principal novidade consiste em um sistema que "usa IA para detectar" um movimento brusco que indica um roubo e bloquear automaticamente a tela, explicou o Google.
💼 LinkedIn começa a testar 'coach' de IA nos EUA, lança revisor de currículo e cria chatbot que vasculha vagas. As novas funções foram apresentadas na última semana. Os recursos serão lançados em inglês para os assinantes do pacote Premium da rede social. Não há data para o lançamento em português.
💰 Raspberry Pi estreia na Bolsa de Londres e ações sobem 31%. A Raspberry Pi foi fundada em 2012 com o objetivo de tornar a computação mais acessível aos jovens. Seus dispositivos de placa única são versáteis e baratos, podendo ser usados em uma infinidade de projetos com diferentes finalidades.
💵 PIX deverá ter opção de pagamento por aproximação de celular. O presidente do Banco Central do Brasil afirmou que está sendo feita uma associação com Google Pay e Apple Pay para que seja possível fazer pagamentos com PIX por aproximação, usando o telefone celular.
🎬 Vídeos curtos passam a ser a principal fonte de informação dos jovens, alerta relatório. relatório é baseado em pesquisas online realizadas pela empresa YouGov entre 95 mil pessoas em 47 países. Destaca-se o caso do Peru, onde 30% dos entrevistados afirmaram que o TikTok é a sua principal fonte de informação, contra 2% na Dinamarca.
📝 YouTube pode ganhar ferramenta de ‘notas da comunidade’ similar ao X. Por outro lado, há sempre a preocupação do mau uso da ferramenta: no começo das notas da comunidade do X, muita gente usou a função para atacar postagens voltadas a políticas contrárias às de quem escreveu a nota, ou ainda para disseminar fake news e atacar populações marginalizadas.
👨👩👧👦 Fecundidade no Japão despenca; Tóquio cria app de namoro para virar o jogo. “Por favor, use o app como ‘o primeiro passo’ para começar a caçar casamentos”, diz o site do aplicativo, acrescentando que o sistema de combinação de IA é fornecido pelo Governo Metropolitano de Tóquio.
📞 Banco Japonês cria tecnologia que faz com que clientes exaltados pareçam calmos. A tecnologia, que altera o tom e a inflexão das vozes sem mudar o texto, foi inspirada pela necessidade de reduzir o impacto psicológico sobre os operadores de callcenter. Ela aprendeu várias expressões emocionais, permitindo suavizar vozes agressivas sem eliminar completamente a irritação percebida.
🍎 Apple lança novos vídeos sobre design em sua plataforma para desenvolvedores. Todo ano, durante a semana de WWDC, a empresa publica sessions tanto de programação como de design para o público. Deixo a indicação da session “Add personality to your app through UX writing”.
👀 Curiosidade da semana
Você sabia que foi criado um plugin de acessibilidade para o Adobe XD em homenagem a uma designer brasileira? Tive a grande oportunidade de trabalhar com a Liliane Claudia no time de design Accenture e a minha admiração por ela só aumenta! Ela é LinkedIn Top Voice, Product Designer na Accenture Song e cofundadora do Deficiência Tech.
Lili teve muitos desafios com a tecnologia – aos 14 anos, um acidente médico a deixou tetraplégica, incapaz de usar as mãos com dispositivos. Para projetar no Adobe XD, ela usava um mouse trackball adaptado, que move com o queixo. Cada vez que ela queria diminuir o zoom ou deslocar-se rapidamente, era necessário acessar um teclado virtual para ativar uma tecla modificadora. Uma experiência bem frustrante!
A construção do plugin Liliane Canvas Control foi liderada pela própria Liliane e contou com a participação de outros profissionais como Vitor Guerra, Demian Borba e Fabrício Farias.
Para ler sobre o processo de design da solução, confira esse artigo no blog da Adobe.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes: