NinaNews #090: Custos de oportunidade do sim e do não
🚗 Mercedes-Benz inova com tinta solar para carros elétricos.
“As pessoas acham que ‘foco’ significa dizer ‘sim’ àquilo em que você precisa se concentrar. Mas não é isso. Foco significa dizer ‘não’ às centenas de outras boas ideias que existem. Inovação é dizer ‘não’ a mil coisas”. - Steve Jobs
O primeiro passo para resistir ao comprometimento excessivo é ter uma noção clara de para onde sua energia está indo de fato. Antes de começar a dizer “não”, você precisa descobrir para o que deseja dizer “sim”.
Um método para te ajudar com isso envolve uma pequena reformulação. Ele abrange pensar no que os economistas chamam de “custos de oportunidade”. Os custos de oportunidade refletem o fato de que cada “sim” que dizemos é um “não” a qualquer outra coisa que poderíamos ter feito com tal tempo e energia.
Suponha que um colega de trabalho lhe peça para assumir alguns projetos extras. Se o seu objetivo é conseguir uma promoção ou aumento, e ajudar em projetos extras é uma forma de chegar lá, então você pode estar mais inclinado a dizer “sim”.
Mas isso não inclui tudo que poderia estar fazendo. Lembre-se daquilo para o qual você está dizendo “não”. Brincar no parque com os seus filhos? Encontrar-se com um amigo que você não vê há muito tempo? Uma boa noite de sono?
Fonte: livro “Produtividade do Bem” do Ali Abdaal
📰 Notícias da semana
🚗 Mercedes-Benz inova com tinta solar para carros elétricos. A pintura cobre a carroceria inteira do veículo, diferentemente dos métodos convencionais que utilizam painéis solares apenas no teto ou nas laterais. Com uma espessura de apenas 5 micrômetros, mais fina que o fio de um cabelo, esta tinta pode ser aplicada em superfícies curvas mantendo a estética do design automotivo.
🛰️ Starlink lança primeiros satélites que fornecem rede a celulares. A proposta do serviço Direct to Cell é o mesmo da internet doméstica fornecida pela Starlink: ampliar o espaço de cobertura, eliminando as zonas mortas — mas com a rede 4G. A vantagem em relação ao serviço de internet é que os clientes não terão que realizar nenhuma alteração em seus smartphones, basta ser cliente de uma operadora parceira da Starlink.
📹 Pika 2.0 é lançado após Sora, integrando seus próprios personagens, objetos e cenas em novos vídeos de IA. No centro da atualização está o novo recurso “Ingredientes de cena”, que permite aos usuários fazer upload e personalizar elementos individuais, como personagens, objetos e configurações.
🛍️ TikTok Shop supera Shein e Sephora em popularidade entre consumidores dos EUA. A plataforma já atraiu mais de 500 mil vendedores nos EUA e alcançou US$ 100 milhões em vendas em um único dia na Black Friday de 2024, triplicando o desempenho do ano anterior.
🥽 Android XR: Google revela sistema para headsets de realidade estendida. Criada em parceria com Samsung e Qualcomm, a plataforma vai alimentar headsets concorrentes do Apple Vision Pro.
⏳ Chip quântico do Google faz em 5 minutos tarefa que levaria 10 septilhões de anos. A companhia anunciou um chip de codinome Willow que foi capaz de resolver em cinco minutos um problema que um supercomputador atual levaria dez septilhões de anos para processar, que também podem ser escritos da seguinte forma: 10.000.000.000.000.000.000.000.000 anos.
🏆 Tarciana Medeiros: a única brasileira entre as “Mulheres Mais Poderosas do Mundo” da Forbes. Presidente do Banco do Brasil ocupa o 18º lugar no ranking da Forbes, ao lado de grandes líderes empresariais, políticas e artistas. paraibana estreou no ano passado na 24ª posição e, agora, aparece em 18º lugar.
🏅 Startup paraibana é reconhecida entre os Melhores Apps do Mundo pela Apple. Na “App of The Year para o iPad”, a musictech Moises, desenvolvida pela Music.AI, foi premiada. Outra brasileira, a Tripsy, foi finalista como App of The Year para iPhone. Na edição de 2023, duas brasileiras levaram o prêmio, o app de maquiagem Prêt-à-Makeup e a ferramenta de treinos SmartGym.
🖼️ Google Docs lançou 40 novos templates visuais. Os novos templates cobrem uma ampla gama de cenários, esteja você escrevendo uma postagem no blog, criando o roteiro de um projeto ou fazendo um guia de entrevista.
📵 Projeto que proíbe uso de celulares em escolas públicas e privadas do ensino básico no Brasil é aprovado na Câmara. A proposta na Câmara teve 45 votos favoráveis e 14 contrários. Um dos pontos de divergência, absorvido no documento, foi a liberação do uso de celulares para fins pedagógicos ou de acessibilidade, em caso de alunos com deficiência.
🔎 Buscas do Ano: Google lista o que os brasileiros mais procuraram na internet em 2024. O filme mais procurado no Google foi Divertidamente 2, seguido por Wolverine & Deadpool e Ainda Estou Aqui. A série mais buscada foi Fallout da Amazon, seguida por Bebê Rena e The Boys, também do Prime Video.
🥳 Como todo bom fim de ano, tem que ter celebração, né?
[Parceria]
E o Outback é sempre o local escolhido para a confraternização do meu time e esse ano trouxe o clima perfeito com o Rodízio Outback e a novidade que tá pegando fogo – literalmente: a Ribs On Fire! 🌶️ E você ainda tem a chance de concorrer a UM ANO DE OUTBACK! 🔥 Clica aqui para saber em detalhes como participar!
👀 Curiosidade da semana
Por que a NASA não usa lápis no espaço? ✏️🚀
Durante a história da corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, circulou uma informação de que os americanos investiram seis meses desenvolvendo uma tecnologia revolucionária para poder escrever no espaço, enquanto os russos teriam resolvido esse problema de forma simples, utilizando um lápis.
Os lápis comuns poderiam simplesmente quebrar e flutuar no espaço, criando um ambiente perigoso para os astronautas e componentes eletrônicos sensíveis da espaçonave. Para a agência, era crucial evitar o uso de materiais potencialmente perigosos a bordo. Materiais como grafite, por exemplo, são inflamáveis e conduzem eletricidade.
Na década de 1950, o inventor norte-americano Paul Fisher criou uma caneta esferográfica que funcionava tanto no espaço como debaixo d'água, graças a uma carga pressurizada. A caneta estreou durante a missão Apollo 7 em 1968.
Com o avanço da era digital, o problema da escrita no espaço foi solucionado com a utilização de "escrita digital" em tablets especiais desenvolvidos para suportar o ambiente espacial.
Fonte: Tecmundo
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou educadora e criadora de conteúdo de UX design e tecnologia, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Valeu Nina, vou começar a dizer mais não ao que não faz sentido, era isso que faltava