NinaNews #093: Efeito de mentoria
🏥 Estudo em larga escala aplica IA para detectar câncer de mama.
Encarar desafios pode ser intimidador, especialmente em um setor dinâmico como tecnologia e design. Mas o que determina nosso sucesso diante dos obstáculos não é apenas a competência técnica, mas também a confiança para acreditar na nossa capacidade de adaptação e evolução. Essa mentalidade de crescimento, que nos permite ver as barreiras como desafios e não como ameaças, é o ponto de partida para liberar nosso potencial oculto.
Curiosamente, uma das formas mais poderosas de crescer é ajudar os outros a crescerem. Ensinar não apenas solidifica nosso aprendizado, mas também fortalece nossa confiança. Psicólogos chamam isso de “efeito de mentoria” – ao incentivar alguém a enfrentar dificuldades, somos lembrados das ferramentas que já possuímos e nos tornamos mais resilientes para lidar com nossos próprios desafios.
E quando pensamos em progresso, é importante lembrar que ele nem sempre é uma linha reta. Às vezes, avançar significa parar, ajustar a rota e tentar novamente. O verdadeiro crescimento muitas vezes está nas lições aprendidas ao nos recuperarmos das quedas. A resiliência, afinal, é um dos pilares mais fortes da evolução pessoal e profissional.
No entanto, crescer sozinho tem limites. É ajudando e sendo ajudado que vamos mais longe. Quando duvidarmos de nós mesmos, vale a pena lembrar porque estamos aqui e o impacto que podemos causar. O nosso potencial não está só nos grandes objetivos, mas também nas mãos que estendemos – e nas que seguramos – ao longo do caminho.
Nesta edição, convido você a refletir sobre como está encarando seus desafios e explorando seu potencial oculto – seja aprendendo, ensinando ou apoiando alguém no caminho.
📰 Notícias da semana
🖼️ Adobe lança IA que pode editar 10 mil imagens com um clique. A Adobe apresentou essa semana o Firefly Bulk Create, que pode remover, substituir ou estender automaticamente fundos de imagens em grandes lotes.
🏥 Estudo em larga escala aplica IA para detectar câncer de mama. Um estudo da Universidade de Lübeck, na Alemanha testou, pela primeira vez, a IA em um programa para rastreamento da doença. Foram analisados os dados de 461.818 mulheres na Alemanha, submetidas ao rastreio do câncer da mama entre julho de 2021 e fevereiro de 2023. Os investigadores descobriram que a diferença na taxa de detecção aumentou para 17,6% para o grupo que usou IA.
📵 Lula sanciona projeto que proíbe uso de celulares nas escolas. A lei proíbe o uso de aparelhos eletrônicos dentro das salas de aula para todos os estudantes da rede pública e privada do Brasil, exceto se necessário para atividades pedagógicas e autorizados pelos professores.
📸 Getty Images e Shutterstock se unem em fusão de US$ 3,7 bilhões. A movimentação está sendo vista como uma resposta ao rápido avanço da IA generativa, sobretudo para a geração de conteúdos visuais. Há o risco de que a fusão não seja aprovada pelos órgãos antitruste norte-americanos, visto que as companhias já são os maiores fornecedores de conteúdos do tipo nos EUA.
🤳 Instagram apaga todos os filtros de terceiros nesta terça-feira (14/01). Segundo a empresa, a desativação da plataforma é consequência de uma mudança de rota. "Após uma consideração cuidadosa, foi decidido que a Meta vai priorizar investimentos em outras vertentes da companhia. Como resultado, não poderemos manter o suporte para a plataforma Meta Spark no longo prazo", pontua a empresa em uma página de suporte.
🧠 Neuralink implanta chip cerebral em terceiro paciente. A Neuralink é uma startup de um grupo crescente de empresas de tecnologia que desenvolvem implantes cerebrais que podem ajudar a tratar condições como paralisia e ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica).
🍎 O conselho da Apple recomenda que os acionistas votem contra a proposta para eliminar programas de diversidade. O National Center for Public Policy apresentou uma proposta para que a empresa considerasse abolir seu “programa, políticas, departamento e objetivos de Inclusão e Diversidade”. A Apple respondeu que tem um programa de conformidade bem estabelecido e que a proposta era desnecessária. O pronunciamento da Apple veio depois da decisão da Meta, Amazon, McDonald's e Walmart de excluírem os programas de diversidade e inclusão, suspendendo contratações e treinamentos específicos.
🌇 Woven City: Toyota está construindo 'cidade futurista' no Japão e os primeiros moradores devem começar a ocupar o território experimental ainda em 2025. O território funcionará como laboratório para tecnologias do futuro, como a direção automatizada, a robótica e a inteligência artificial. A Toyota apresentou o projeto de "laboratório vivo" em janeiro de 2020 na feira CES de Las Vegas.
🚀 NASA publica artigo revelando as extensas implantações de IA e casos de uso no departamento em 2024. No artigo, apresenta aplicações que vão desde navegação de rover em Marte até monitoramento ambiental. O inventário de casos de uso de IA de 2024 da NASA destaca o compromisso da agência em integrar a inteligência artificial em suas missões e operações espaciais.
🗣️ Meta encerra programa de checagem de fatos e adota modelo de “Notas da Comunidade”. O novo modelo permitirá que os usuários das redes sociais da Meta (Facebook, Instagram e Threads) chamem a atenção para publicações potencialmente enganosas e que precisam de mais contexto, em vez de colocar a responsabilidade em organizações e especialistas independentes em checagem de fatos. Não foi divulgada uma data para a implementação do novo sistema em outros países.
🎲 “Chegamos ao limite”: Elon Musk junta-se à teoria do “pico de dados” ao garantir que já não existem dados humanos para treinar IA. Para ele, uma ótima opção é usar dados gerados por IA, um aspecto conhecido como “dados sintéticos”. Dessa forma, serão criadas cadeias de aprendizado de máquina, seguindo os passos de empresas como Microsoft, Meta, OpenAI e Anthropic, que já estão nesse caminho.
🏠 Anthropic começa 2025 em alta com acordo de IA da Panasonic e rodada de financiamento de US$ 60 bilhões. Panasonic se une à Anthropic para lançar aplicativo de treinamento de bem-estar familiar aprimorado por IA e anuncia sua parceria durante o evento CES 2025. O aplicativo se chamará Umi e foi projetado para ajudar os membros da família a “cuidar, coordenar e se conectar” uns com os outros.
💍 Galaxy Ring ganha 2 novos tamanhos e mais funções no app Samsung Health. Com os novos tamanhos, agora o Galaxy Ring está disponível em opções que variam entre 5 e 15. Todos estão disponíveis nas cores Titanium Black, Titanium Silver e Titanium Gold.
🎮 Nintendo supera vendas da Sony por 20 anos consecutivos no Japão. No que diz respeito às vendas semanais de consoles no Japão, parece que o Switch também foi confortavelmente o aparelho mais vendido do ano passado. Segundo o relatório, o PS5 superou o portátil híbrido da Nintendo em apenas três semanas de 2024.
📉 Abaixo da média, Brasil fica entre os piores em ranking global de matemática. Esta é a primeira vez que o Brasil participa do ranking do Timss, que avalia o desempenho de estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental. São resultados piores que os apresentados por países como Irã, África do Sul e Malásia.
👀 Curiosidade da semana
De 7 a 10 de Janeiro de 2025 aconteceu a CES (Consumer Electronics Show) em Las Vegas, a maior feira de eletrônicos do mundo. Foram anunciados carros com IA, robôs dos mais variados tipos, TVs com telas que esticam e muito muito mais. Por conta disso, resolvi trazer como curiosidade esse vídeo da The Verge (um canal que eu amo!) com o que eles consideram os melhores produtos do evento:
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou educadora e criadora de conteúdo de UX design e tecnologia, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Não conhecia a NINA NEWS. Interessante o seu post
Uma das frases que mais repito: Ensinando que se aprende.
O tanto que já aprendi ao compartilhar conhecimento!