NinaNews #100: Autoeficácia e confiança
☝️ Nvidia treina ferramenta de IA com linguagem de sinais.
Você já se perguntou como sua confiança nas próprias capacidades influencia o seu desempenho no trabalho? O renomado psicólogo Albert Bandura, um dos principais estudiosos da autoeficácia, investigou exatamente isso e descobriu que a nossa crença nas nossas habilidades tem um impacto profundo em como agimos, pensamos e, claro, nos comportamos no ambiente profissional.
A autoeficácia não é apenas uma questão de autoconfiança, mas sobre o quanto acreditamos que somos capazes de atingir nossos objetivos. Bandura identificou que essa crença pode ser moldada ao longo do tempo, sendo algo que podemos aprender e desenvolver, e não algo com que nascemos. Com base nisso, ele destacou 5 maneiras em que a autoeficácia pode afetar diretamente nosso desempenho:
Objetivos escolhidos para si próprios: A autoeficácia influencia a escolha dos objetivos. Pessoas com alta autoeficácia tendem a escolher metas desafiadoras, enquanto aquelas com baixa autoeficácia preferem metas mais fáceis.
Aprendizado e esforço: A confiança nas próprias habilidades determina o quanto uma pessoa se dedica ao aprendizado e ao esforço para alcançar seus objetivos. Quem acredita em seu sucesso se dedica mais.
Persistência: Indivíduos com alta autoeficácia são mais persistentes diante de obstáculos, enquanto os com baixa crença nas suas capacidades tendem a desistir mais facilmente.
Resiliência em situações adversas: A autoeficácia também afeta a capacidade de superar decepções e fracassos. Pessoas com alta autoeficácia se recuperam mais rapidamente.
Estresse e ansiedade: Pessoas com maior autoeficácia lidam melhor com o estresse, enfrentando desafios com mais calma e menos ansiedade, enquanto aqueles com menor autoeficácia ficam mais ansiosos.
Esses cinco pontos não são apenas teoria, mas estratégias práticas que podem ser aplicadas no seu dia a dia profissional. Te convido a refletir: como suas crenças sobre suas habilidades influenciam as escolhas que você faz, o esforço que você coloca no seu trabalho, a sua persistência diante dos desafios e sua capacidade de se recuperar de dificuldades? A resposta pode ser mais reveladora do que você imagina.
Fonte: livro “Produtividade do Bem”
📰 Notícias da semana
☝️ Nvidia treina ferramenta de IA com linguagem de sinais. A empresa fez uma parceria com a American Society for Deaf Children para lançar o 'Signs', uma plataforma com tecnologia de IA que fornece feedback em tempo real para alunos de ASL (American Sign Language), juntamente com um conjunto de dados de 400.000 videoclipes de linguagem de sinais.
🦠 Cientistas passaram 10 anos investigando superbactéria, mas IA do Google resolve mistério em 48 horas. O sistema, chamado "co-scientist", confirmou a hipótese dos pesquisadores sobre a resistência de algumas superbactérias a antibóticos e ainda sugeriu quatro outras soluções plausíveis, uma das quais nunca havia sido considerada pela equipe.
🩺 Apple lança estudo de saúde para ajudar a desenvolver recursos futuros. A pesquisa fará parte do aplicativo Research e será conduzida em conjunto com o Brigham and Women’s Hospital, instituto afiliado da Faculdade de Medicina de Harvard, que inclusive já fez parceria com a Apple durante o estudo de Coração & Movimento.
🤟 CESAR e Lenovo desenvolvem IA que faz tradução simultânea de Libras para o português. “O propósito desse projeto vai além do case de negócio. Quando dizemos ‘Tecnologia mais inteligente para todos’ na Lenovo, não pode ser apenas um slogan. Isso faz parte da nossa missão, e era algo que sabíamos que precisávamos fazer em benefício da comunidade de pessoas com deficiência auditiva, não importando o quê”, diz Hidelbrando Lima.
🎮 Xbox anuncia seu modelo de IA generativa para jogos: Muse. Fatima Kardar, vice-presidente corporativa de jogos em IA da Microsoft, afirmou que o modelo é capaz de criar gameplays consistentes e diversos, representando um avanço no uso de IA para dar suporte aos desenvolvedores.
🌍 Lelapa AI está desenvolvendo IA para idiomas africanos. “A falta de ferramentas de IA que funcionem para idiomas africanos e reconheçam nomes e lugares do continente exclui africanos de oportunidades econômicas.”, diz Moiloa, CEO e cofundadora da Lelapa AI. Para ela, desenvolver soluções de IA centradas na África é uma maneira de ajudar outras pessoas no continente a aproveitar os imensos benefícios das tecnologias de IA.
🧠 Meta: Usando IA para decodificar a linguagem do cérebro e avançar nossa compreensão da comunicação humana. Eles desenvolveram um sistema que pode reconstruir frases a partir de sinais cerebrais com precisão de até 80%, utilizando dispositivos não invasivos como magnetoencefalografia e eletroencefalografia . Esta tecnologia tem o potencial de ajudar pessoas com lesões cerebrais a se comunicar novamente, embora ainda enfrentem desafios técnicos e práticos antes de serem aplicadas em ambientes clínicos.
🖥️ Microsoft apresenta chip quântico que pode mudar o mundo da computação. A gigante trabalhou os últimos 17 anos em um projeto de pesquisa para criar um material e arquitetura para computação quântica. O resultado? O processador Majorana 1.
🗓️ Google I/O 2025 tem data revelada: 20 e 21 de Maio. O principal destaque do Google I/O costuma ser a revelação da nova versão do Android, mas este ano deve ser diferente. O Android 16 já recebeu sua primeira versão Beta. Ainda assim, o palco do evento deve dar espaço para apresentar as novidades da grande atualização do ano.
🤳 Apple lança iPhone 16e, modelo mais 'barato' da linha. O iPhone 16e apresentado hoje tem um design renovado em relação ao SE, aproximando-se dos modelos mais recentes. Seu visual lembra o do iPhone 14, e ele traz recursos semelhantes aos do iPhone 16 convencional, lançado em setembro do ano passado.
🔎 Perplexity lança ferramenta de pesquisa aprofundada com IA. A empresa lançou o Deep Research, seguindo os passos do Google e OpenAI, que já haviam introduzido recursos semelhantes. O objetivo da ferramenta é fornecer respostas detalhadas e com fontes confiáveis para profissionais de áreas como finanças, marketing e pesquisa de produtos.
🔚 Humane encerra vendas do AI Pin após ser adquirida pela HP. A startup de hardware anunciou que a maior parte de seus ativos foram adquiridos pela gigante HP por US$ 116 milhões. Em uma publicação em seu site, a empresa informou aos clientes que os dispositivos já vendidos deixarão de funcionar até o final do mês.
🇯🇵 Japão ativa o primeiro supercomputador quântico híbrido do mundo. Reimei utiliza qubits de íons aprisionados, permitindo maior conectividade entre qubits e tempos de coerência mais longos, diferenciando-se dos qubits supercondutores.
🌊 Maior cabo submarino do mundo terá 50 mil km e passará pelo Brasil. A Meta confirmou os planos de construir um mega cabo submarino de 50 mil km, o maior do mundo até então. Essa construção passará por regiões estratégicas e visa aumentar a infraestrutura global da empresa para melhorar suas capacidades tecnológicas, principalmente em inteligência artificial.
🥳 Edição #100: presentes para vocês!
1️⃣ Sorteio do livro “Product Design: O segredo de produtos que se vendem sozinhos” do Josias Oliveira e da Larissa Sielichoff. Basta preencher esse formulário até 03/03 às 19h que na edição seguinte anuncio a pessoa sorteada.
2️⃣ Sorteio de um kit Nina Talks (copo, caderno, marca página, etc). Basta preencher esse formulário até 03/03 às 19h que na edição seguinte anuncio a pessoa sorteada.
3️⃣ Desconto de 15% na Arara School com o cupom NINA15. É a escola perfeita para quem quer criar produtos e serviços conversacionais com boas experiências através de chatbots, voicebots ou multimodais.
4️⃣ Desconto de 10% no Floripa Design Day 2025 com o cupom NINATALKS10. O evento é sobre Design, Inovação e Negócios e vai acontecer no dia 29 de Março.
👀 Curiosidade da semana
Você sabia que o método de gestão ágil Scrum foi inspirado em uma formação usada pelos times de rugby? 🏟️
No rugby, a formação "scrum" é um momento em que os jogadores se alinham em grupos compactos, trabalhando juntos para avançar a bola de maneira coordenada e eficiente. De maneira semelhante, no mundo da tecnologia, o Scrum promove a colaboração e o trabalho em equipe, com cada membro desempenhando um papel crucial para alcançar os objetivos do projeto de forma ágil e eficiente.
Fica aqui também a dica do livro “Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou educadora e criadora de conteúdo de UX design e tecnologia, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
#100 🎈🍰
Estou amando os avanços da IA na área da saúde, me traz esperança de dias melhores e me deixa mega feliz por agora fazer parte desse mundo tech (recém estudante de UX) 😍