NinaNews #101: Teoria da Rotulagem e o poder das palavras
🇧🇷 Brasil é o 5º país com mais trabalhadores contratados por empresas internacionais.
💡 “A mente é como um paraquedas, ela não funciona se não estiver aberta." - Frank Zappa.
Você já parou para pensar no poder que as palavras têm sobre nós? Não estou falando apenas das palavras que os outros nos dizem, mas principalmente daquelas que sussurramos para nós mesmos. "Sou um desastre na cozinha", "Nunca vou entender programação", "Eu não sou criativa". Essas frases aparentemente inocentes carregam um peso enorme e podem moldar quem somos e como agimos.
O sociólogo Howard Becker chamou isso de "teoria da rotulagem". É como se cada rótulo que colocamos em nós mesmos fosse uma semente plantada em nossa mente, que cresce e se torna realidade. Pense naquela vez em que você se convenceu de que era péssimo em apresentações. Provavelmente, na próxima vez que teve que falar em público, já entrou nervoso, gaguejou mais que o normal e saiu de lá pensando "Eu sabia que ia ser um desastre!". Viu só? O rótulo se autorrealizou.
Mas aqui está a parte interessante: assim como podemos nos sabotar com rótulos negativos, também podemos nos elevar com os positivos. Que tal trocar "Sou péssimo com números" por "Estou aprendendo a lidar melhor com finanças"? Ou substituir "Sou tímido demais" por "Estou me tornando mais confiante a cada dia"?
Um dos meus rótulos favoritos do autor do livro “Produtividade do Bem” é "eterno aprendiz". Toda vez que ele se sente inseguro ou com medo de tentar algo novo, lembra-se desse rótulo. Ele o dá permissão para errar, para não saber tudo, e ao mesmo tempo o incentiva a seguir em frente, a tentar, a crescer.
Se conseguirmos aos poucos substituir alguns rótulos negativos por outros mais construtivos, talvez a gente se surpreenda com as pequenas mudanças que podem acontecer ao longo do tempo. Vale a pena tentar, não é?
Pense em um rótulo negativo que você costuma aplicar a si mesmo. Agora, tente reescrevê-lo de forma positiva e orientada para o crescimento. Não precisa ser algo grandioso - pequenas mudanças na forma como nos vemos podem fazer uma grande diferença ao longo do tempo. 😉
📰 Notícias da semana
🇧🇷 Brasil é o 5º país com mais trabalhadores contratados por empresas internacionais. Em 2024, a contratação de talentos brasileiros por empresas estrangeiras cresceu 53%, consolidando o Brasil como um dos principais polos de mão de obra qualificada para o mundo. O dado faz parte do Relatório Global de Contratações Internacionais 2024, feito pela empresa Deel.
🤖 Gemini Code Assist: Google libera IA gratuita para programação. Além de ser disponibilizado como extensão do Visual Studio Code, ferramenta de programação da Microsoft, o Gemini Code Assist estará embarcado em Ambientes Integrados de Desenvolvimento (IDE) JetBrains, e na plataforma do GitHub.
🤳 Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone. A versão gratuita inclui ferramentas avançadas, como camadas, máscaras e a Generative Fill, que usa inteligência artificial para preencher lacunas em fotos. A versão premium custa US$ 7,99 por mês. A empresa informou que uma versão para Android será disponibilizada ainda neste ano.
🎨 Flora está construindo um “canvas infinito” alimentada por IA para profissionais criativos. Flora foi lançada esta semana com um manifesto declarando que “ferramentas criativas de IA devem ser mais do que brinquedos para gerar resíduos de IA” e descrevendo Wong (fundador e CEO) e sua equipe como “obcecados em construir uma ferramenta poderosa que moldará profundamente o futuro do trabalho criativo”.
📞 Fim do Skype: Microsoft encerra programa depois de quase 22 anos. O Skype ficará disponível até 5 de maio de 2025. Os usuários terão até essa data para decidir se migram para o Microsoft Teams ou exportam seus dados para outros serviços.
🗣️ Alexa+: Amazon lança a nova versão da assistente virtual turbinada com IA generativa. Pesquisar a disponibilidade de ingressos para shows, efetuar reservas em restaurantes, recomendar empresas locais e criar rotinas ainda mais complexas sem a necessidade do app são algumas das outras melhorias. A tecnologia ainda pode gerenciar seu calendário, agendar atendimentos e muito mais.
💰 Pix por aproximação começou na sexta-feira 28/02. O consumidor poderá incluir o Pix nas carteiras digitais, excluindo a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira para executar as transações. Por enquanto, apenas a plataforma do Google está autorizada — garantindo o recurso aos usuários do sistema Android.
🖥️ TikTok para navegador no PC ganha interface moderna, mais dinâmica e completa. Segundo a companhia, a ideia é "criar uma experiência unificada e fluida" que "espelha os recursos que as pessoas amam no mobile" — e, por consequência, aumentar o tempo que o usuário passa nessa modalidade de acesso.
🏙️ Toyota conclui 1ª fase de construção de cidade futurista a sudoeste de Tóquio. Em 2021, a Toyota passou a trabalhar no que chama de "Woven City", que testará tecnologias digitais avançadas e robôs autônomos. A montadora diz que cerca de 360 pessoas, incluindo funcionários da Toyota e suas famílias, começarão a se mudar para lá no segundo semestre deste ano. A cidade deverá receber cerca de 2.000 pessoas.
🇨🇳 Wan 2.1: Alibaba disponibiliza modelo de IA que gera vídeos gratuitamente. Usuários interessados em conferir o poder de criação da nova IA chinesa que gera vídeos podem testar a ferramenta na página do Wan 2.1 no repositório Hugging Face, sem a necessidade de baixar arquivos. No campo “Prompt”, você deve inserir as instruções, informando todos os detalhes que deseja para o conteúdo.
🔎 Perplexity anuncia navegador Comet, com IA para buscas. Em um e-mail enviado ao TechCrunch, a empresa prometeu “reinventar o navegador”. Por enquanto, o Comet não está disponível, mas já existe uma lista para se cadastrar e ser avisado quando houver novidades.
⌨️ Google Drive segue passos do YouTube e ganha transcrições de vídeos. O recurso será liberado ao longo das próximas semanas para usuários de contas pessoais e do Workspace. O Google prevê que todos deverão ter recebido a ferramenta até o dia 26 de março de 2025.
🚅 China lança novo trem-bala mais rápido do mundo, locomotiva opera a 400 km/h. A empresa ferroviária estatal China Railway anunciou o teste do protótipo de um novo trem-bala, que deve funcionar a 400 km/h, o mais rápido do mundo. Quando começar a operar comercialmente, ainda sem data prevista, o modelo CR450 vai desbancar os também chineses CR400 Fuxing e CR Harmony, que chegam a 350 km/h.
👾 Esta IA provou ser uma das mais poderosas até o momento graças a Pokémon Red. Para avaliar as melhorias do Claude 3.7 Sonnet, a Anthropic utilizou uma cópia do jogo clássico do Game Boy e forneceu à IA memória básica, entrada de pixels da tela e a capacidade de pressionar botões. Embora jogar Pokémon Red possa parecer apenas um experimento curioso, os videogames há tempos são utilizados como benchmarks para testar e aprimorar modelos de IA.
🤩 Hacking de Carreira: orientação de carreira e empregabilidade gratuita para mulheres!
A WoMakersCode está disponibilizando 5 mil vagas gratuitas para o seu programa que combina mentorias, aulas práticas e networking para impulsionar sua trajetória na tecnologia.
Semana Carreira na Tecnologia: de 17 a 21 de março, das 19h às 21h, acontecerão palestras e painéis ao vivo com especialistas para impulsionar sua carreira. O programa como um todo conta com 16 horas de duração (ao vivo e gravado) e fornece certificado de conclusão. Clique aqui para se inscrever!
🍀 Resultados dos sorteios
Em relação aos sorteios anunciados na última edição, o sorteado que vai receber o kit Nina Talks é o Bruno Favero Barbosa e a sorteada que vai receber o livro “Product Design: O segredo de produtos que se vendem sozinhos” é a Bárbara Brasileiro. Parabéns aos dois e obrigada a todos que participaram! Entrarei em contato por e-mail com os dois. Aguardem novas premiações por aqui! 🥰
👀 Curiosidade da semana
Você sabia que o icônico logotipo do Google foi criado por uma brasileira? Ruth Kedar, nascida em Campinas, São Paulo, é a designer gráfica por trás daquelas seis letras coloridas que se tornaram sinônimo de busca na internet. Em 1999, Ruth foi abordada por Larry Page e Sergey Brin para desenvolver o logotipo que se tornaria um dos mais reconhecidos do mundo. É um lembrete de que, por trás de grandes marcas, há histórias e pessoas incríveis.
Fonte: https://kedardesigns.com/portfolio/google/
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou educadora e criadora de conteúdo de UX design e tecnologia, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Excelente reflexão, nós incentiva a sermos gentis com nos mesmos. Somos eternos aprendizes 🦋
Maravilhoso ver a WoMakersCode chegar onde chegou 🦋