NinaNews #104: O Plano Odisseia
👏 Xbox, Nintendo e outras empresas lançam selo de acessibilidade.
No início da década de 1990, Bill Burnett passou vários anos trabalhando na Apple. Certo dia, Bill teve uma ideia intrigante. Será que as ferramentas que ele usava para projetar o melhor hardware do mundo também poderiam ser aplicadas à vida humana?
Nos anos seguintes, Burnett apresentaria um novo método para criar uma existência mais feliz e plena; ele chamou isso de “projetar a sua vida". Ao aplicar o design thinking ao desenvolvimento pessoal, Burnett pensou que poderia ajudar as pessoas a viver de uma forma mais verdadeira e autêntica, uma abordagem que acabou por formar a base do curso “Design your life”, da Universidade de Stanford, que permitiu o lançamento do livro com o mesmo nome.
O livro possui um exercício de criação de cenários que são usados como ferramentas para identificar tipos de incertezas e diferentes “realidades” do que pode acontecer no futuro. Essa abordagem era chamada de "Plano Odisseia".
No coração do exercício está uma pergunta simples: Como você quer que sua vida esteja daqui a cinco anos? Mas a mentalidade de design de Burnett oferece uma maneira incomum de responder à pergunta. Ele convida você a refletir sobre:
Sua trajetória atual: escreva detalhadamente como seria sua vida daqui a cinco anos se você continuasse no caminho atual.
Sua trajetória alternativa: escreva detalhadamente como seria sua vida daqui a cinco anos se você seguisse um caminho completamente diferente.
Sua trajetória radical: escreva detalhadamente como seria sua vida daqui a cinco anos se você seguisse um caminho completamente diferente, no qual o dinheiro, as obrigações sociais e o que as pessoas pensariam fosse irrelevante.
A questão é que nenhum desses futuros seja na verdade o seu “plano concreto”. O objetivo é apenas abrir sua mente para as possibilidades.
O "Plano Odisseia" é justamente para nos ensinar que projetar a vida é sobre explorar possibilidades, refletir sobre escolhas e alinhar nossos desejos mais profundos com ações que criem um futuro mais autêntico e significativo para cada um de nós.
Fonte: livro “Produtividade do Bem” do Ali Abdaal
📰 Notícias da semana
📲 ABNT NBR 17225: Uma evolução para a Acessibilidade Digital. No dia 11 de março, foi lançada a norma ABNT NBR 17225: Acessibilidade em conteúdo e aplicações Web. Essa norma representa um grande avanço, garantindo que sites e aplicativos sejam desenvolvidos seguindo as melhores práticas internacionais, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
📧 Google aprimorou a pesquisa do Gmail com o uso de IA. Em vez de apenas mostrar e-mails em ordem cronológica com base em palavras-chave, os resultados de pesquisa do Gmail agora levam em consideração elementos como atualidade, e-mails mais clicados e contatos frequentes.
🤖 Nvidia e Google DeepMind se juntaram para trazer robôs da Disney à vida. Essa colaboração está acontecendo para desenvolver o Newton, um mecanismo de física para simular movimentos robóticos em cenários do mundo real, anunciou o CEO da Nvidia, Jensen Huang, na GTC 2025.

🏢 Fast Company elege as empresas mais inovadoras do mundo em 2025. . Entre elas está a brasileira Nubank, que aparece em terceiro lugar. A Waymo, eleita a empresa número 1 em 2025, tirou os robotáxis do mundo da ficção científica e os colocou para operar nas ruas das cidades.
🗣️ Gemini: IA fica mais pessoal e agora se conecta ao seu YouTube e Google Fotos. Se você, por exemplo, pedir ao bot recomendações de restaurantes, ele trará resultados baseados em suas pesquisas recentes de alimentos. A empresa também liberou a função Deep Research para todos, anteriormente restrita aos usuários pagos.
🛒 Perplexity entra na disputa pela compra do TikTok. Em um post no blog oficial com o título “A Vision for Rebuilding TikTok in America”, a Perplexity afirmou que irá reconstruir o algoritmo da plataforma com transparência e supervisão americana, ao mesmo tempo em que integra sua própria tecnologia de busca.
🏠 1X testará robôs humanoides em ‘algumas centenas’ de lares em 2025. Coletar dados de microfones e câmeras dentro das casas das pessoas e então treinar modelos de IA neles levanta uma série de preocupações de privacidade, é claro. Em um e-mail para o TechCrunch, um porta-voz da empresa disse que os clientes podem decidir quando um funcionário da 1X pode visualizar os arredores da Neo Gamma — seja para auditoria ou teleoperação.
🛰️ Satélite da Nasa vai mudar o jogo na resposta a eventos climáticos. A Nasa está trabalhando em satélites autônomos alimentados por IA que podem operar sem supervisão humana para aprimorar o monitoramento de desastres. Isso pode aprimorar o processamento de imagens em tempo real e acelerar a tomada de decisões.
🦾 Paciente com paralisia consegue mover braço robótico apenas com seus pensamentos. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, implantaram um dispositivo que lhe permite agarrar, mover e soltar objetos apenas com os pensamentos das ações.
🚙 Volkswagen desiste das telas nos paineis e volta aos bons e velhos botões. Incluir controles em uma tela estilo iPad é mais barato para as montadoras, que não precisam fabricar controles e botões extras. Mas, segundo um estudo da revista especializada "Vi Bilägare", isso acaba sendo pior para os motoristas.
🍔 McDonald’s investe em IA para revolucionar o atendimento ao cliente. Equipamentos de cozinha conectados à internet para monitoramento em tempo real. Inteligência artificial aplicada nos pedidos do drive-thru para torná-los mais precisos. Sensores e tecnologia preditiva para antecipar falhas em equipamentos como fritadeiras e máquinas de sorvete.
🔋 BYD lança sistema que carrega carro elétrico em 5 minutos: ‘é como encher o tanque’. A capacidade de carregar um carro no tempo que um veículo com motor de combustão leva para entrar e sair de um posto de gasolina poderia convencer os motoristas que não estão dispostos a fazer paradas longas a optar pelos modelos movidos a eletricidade.
💼 LinkedIn lista quais são as 15 habilidades mais em alta no Brasil. São as 10 primeiras: Inteligência artificial, comunicação, visão e liderança estratégica, retenção de clientes, política comercial, resolução colaborativa de problemas, avaliação de desempenho, análise de dados estatísticos, gestão de relacionamento com o cliente, cobrança de contas a receber.
🇨🇳 China determinou que todo conteúdo gerado por IA terá rótulo especial. A partir de 1º de setembro de 2025, qualquer material criado com inteligência artificial precisa exibir uma marcação e conter uma tag nos metadados que confirme que ele foi feito por IA. Em casos de áudios, eles terão uma marca d’água sonora.
👩💻 CEO da IBM não acredita que IA vá substituir programadores. De acordo com o site TechCrunch, Krishna afirmou que acredita que, no futuro, os modelos de IA serão capazes de gerar entre 20 a 30% do código usado por empresas, discordando portanto do CEO da Anthropic, Dario Amodei, que afirmou recentemente que a percentagem chegaria aos 90%.
👏 Xbox, Nintendo e outras empresas lançam selo de acessibilidade. O projeto está sendo gerenciado pela Entertainment Software Association (ESA), e contará com Electronic Arts, Google, Microsoft, Nintendo of America e Ubisoft, que utilizarão uma série de 24 categorias como "legendas grandes e claras" e "menus narrados" para comunicar algumas funções de acessibilidade.
📸 IA substitui fotografia tradicional e corta custos de produção da Unilever em 50%. Esi Eggleston Bracey, diretora global de crescimento e marketing da Unilever, apresentou durante a conferência NVIDIA GTC 2025 como a empresa está utilizando a plataforma Omniverse da NVIDIA para criar o que chamam de “gêmeos digitais” – réplicas virtuais de seus produtos que podem ser usadas em campanhas.
🛍️ Google faz maior aquisição da sua história: US$ 32 bilhões. A aquisição da startup de segurança na nuvem Wiz turbina a estratégia do Google em segurança cibernética e computação em nuvem. O CEO da Google Cloud, Thomas Kurian, liderou as negociações e destacou que a aquisição ajudará a simplificar o acesso à segurança digital para empresas de todos os portes.
🎮 Netflix vai colocar a supercapacidade de seus servidores a serviço dos games. Desde que entrou nesse mercado, em 2021, a Netflix já lançou mais de 120 jogos para celular. Mas seu plano vai muito além do mobile: a ideia é permitir que assinantes joguem games de alta qualidade – comparáveis aos de consoles como Xbox e PlayStation – diretamente na TV, através do próprio aplicativo da Netflix.
👀 Curiosidade da semana
Todo ano, a Oxford University Press elege uma palavra como a palavra do ano. A de 2024 foi "brain rot", usado para descrever o dano mental causado pela sobrecarga digital. Segundo a Oxford, a primeira aparição de "brain rot" foi em 1854, no livro clássico de Henry David Thoreau, "Walden ou A Vida nos Bosques", sobre viver sozinho em uma cabana na floresta.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou educadora e criadora de conteúdo de UX design e tecnologia, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes: