NinaNews #108: Página em branco para insight
🎬 Netflix testa mecanismo de busca com IA feito pela OpenAI.
Como passar da página em branco para o insight
1- Opte pela criatividade: Para ser mais criativo, o primeiro passo é acolher a criatividade na sua vida.
2- Veja o mundo com os olhos de um turista: Assim como um turista faz em uma terra estrangeira, tente ver o mundo, por mais mundano ou conhecido que seja, com novos olhos. Não espere que uma fagulha apareça em um passe de mágica. Exponha-se a novas ideias e experiências.
3- Mantenha uma atenção descontraída: Insights muitas vezes surgem quando a sua mente está relaxada e não focada em concluir uma tarefa específica, permitindo que a mente faça novas conexões entre ideias aparentemente não relacionadas.
4- Desenvolva a empatia por seu usuário final: Você tem ideias mais inovadoras quando conhece melhor as necessidades e o contexto das pessoas para as quais está criando soluções.
5- Observe o que acontece em campo: Se observar as pessoas com as habilidades de um antropólogo, você pode descobrir novas oportunidades que até então se escondiam debaixo do seu nariz.
6- Faça perguntas começando com "por que": Uma série de perguntas do tipo "por que?" pode se desprender dos detalhes superficiais e chegar ao cerne da questão. Por exemplo, se você pergunta a alguém por que ela ou ele ainda usa uma tecnologia antiga (como o telefone fixo), as respostas podem ter mais a ver com a psicologia do que com o lado prático da coisa.
7- Veja os desafios de uma nova perspectiva: Às vezes, o primeiro passo na direção de uma excelente solução é reestruturar a questão. Começar de um ponto de vista diferente pode ajudá-lo a chegar à essência de um problema.
8- Desenvolva uma rede de apoio criativo: A criatividade pode fluir com mais facilidade e ser mais divertida quando você pode colaborar com outras pessoas e trocar ideias.
Fonte: livro “Confiança Criativa” do David e Tom Kelley
📰 Notícias da semana
📹 Gemini libera geração de vídeos com IA usando modelo Veo 2. O Veo 2 pode ser acessado diretamente no menu do Gemini, tanto na versão web quanto pelo app. Para usá-lo, basta selecionar a ferramenta e inserir um comando de texto. Já na plataforma experimental Whisk, o usuário pode usar o Whisk Animate para transformar imagens instantaneamente em vídeos de oito segundos com o Veo 2.
🎬 Netflix testa mecanismo de busca com IA feito pela OpenAI. De acordo com a Bloomberg, a OpenAI desenvolveu a ferramenta. Além de permitir pesquisa de conteúdo por nome ou gênero, ela oferecerá possibilidade de pesquisa mais “incomuns”, como pelo tipo de humor do assinante, por exemplo.
🇦🇪 Emirados Árabes Unidos aprovam plano pioneiro para criar leis com IA. O novo sistema de governança digital tem como objetivo reduzir em até 70% o tempo necessário para a aprovação de leis, acelerando etapas como pesquisa, redação, avaliação e promulgação.
👁️ Ubisoft Chroma: simulador de daltonismo aumenta a acessibilidade em games. Durante a Game Acessibility Conference, realizada no começo desta semana, a Ubisoft anunciou o lançamento do Chroma. A ferramenta open-source é descrita pela companhia como um “simulador de daltonismo” que tem como objetivo permitir que quaisquer desenvolvedores melhorem a acessibilidade de seus games.
🐬 Google cria IA que pretende conversar com golfinhos. Há mais de 40 anos, pesquisadores do Wild Dolphin Project (WDP) gravaram milhares de áudios e vídeos de um grupo de golfinhos. Com esse material, será possível treinar modelos de IA capazes de identificar padrões de linguagem entre os cetáceos — e, quem sabe, abrir uma nova era de diálogo entre espécies.
✍️ Anthropic integra Claude AI ao Google Workspace com foco em produtividade. Com essa funcionalidade, a Claude AI pode acessar e processar informações diretamente de e-mails, eventos e documentos armazenados no Google Workspace. Isso permite que os usuários solicitem à Claude para compilar notas de reuniões, identificar itens de ação em e-mails de acompanhamento e buscar documentos relevantes para obter contexto adicional.
🏃♂️ Robôs correm com humanos, e perdem, na 1ª meia maratona humanoide do mundo. Vinte e um robôs humanóides participaram ao lado de milhares de corredores da meia maratona de Yizhuang, em Pequim. Esta é a primeira vez que essas máquinas competiram junto com humanos em um percurso de 21 km.
🎤 As inscrições para participar do Google I/O já estão abertas! Assista ao vivo nos dias 20 e 21 de maio. Assista para saber como os modelos de IA mais recentes podem ajudar você a criar apps inovadores e transformar os fluxos de trabalho de desenvolvimento.
🚀 OpenAI o3 e o4-mini: dona do ChatGPT lança modelos de IA mais inteligentes. O diferencial deles é a capacidade de, pela primeira vez, utilizar e combinar todas as ferramentas do ChatGPT de maneira autônoma, incluindo pesquisar na web, analisar arquivos e dados com Python, acessar o raciocínio profundo e gerar imagens.
🎨 Canva AI Code Generator. É uma nova ferramenta de IA que permite aos usuários criar experiências digitais interativas sem precisar programar. Ela permite que os usuários criem coisas como guias de produtos, calculadoras e mini jogos através de prompts. Será liberada gradualmente em fases ao longo dos próximos meses.
🗓️ As inscrições para a Webflow Conf 2025 já estão abertas. De 17 e 18 de setembro, o evento oferecerá acesso virtual (inscrição gratuita) e um evento presencial em Nova York. A conferência explorará tendências da web, IA e atualizações de produtos, com sessões voltadas para designers, profissionais de marketing e agências. É necessário um código de convite para participação presencial.
🧑⚖️ Figma avisa Lovable para parar de usar o termo ‘Dev Mode’ em disputa de marca registrada. O cofundador da Lovable, Anton Osika, publicou o que parecia ser uma carta dos advogados da Figma, exigindo que a startup sueca parasse de usar o termo. A carta dizia: "Renomeie sua ferramenta e remova todas as referências à nossa marca do seu site, materiais de marketing e outros conteúdos públicos."
💰 Empresária de IA supera Taylor Swift como a bilionária não-herdeira mais jovem do mundo. Apesar de ter deixado a empresa há anos, a cofundadora da Scale AI, Lucy Guo, de 30 anos, manteve sua participação na companhia e se tornou a mulher mais jovem do mundo a alcançar o status de bilionária self-made – ou seja, que construiu sua própria fortuna. Hoje, ela ainda possui cerca de 5% da empresa, um valor estimado em US$ 1,2 bilhão (R$ 7 bilhões).
📈 ChatGPT foi o app mais baixado do mundo em março, desbancando TikTok e Instagram. O crescimento foi expressivo: comparado a fevereiro, os downloads do ChatGPT subiram 28%. E se olharmos para o primeiro trimestre do ano, o avanço é ainda mais impressionante: 148% a mais que no mesmo período de 2024.
ℹ️ Apresentando Kermit: uma fonte para crianças. Kermit é uma fonte lúdica e adequada para crianças, criada para auxiliar jovens leitores, incluindo aqueles com dislexia. Desenvolvida com base em pesquisas científicas, Kermit pretende ser mais do que apenas uma fonte.
🎤 Minhas participações no Web Summit Rio
➡️ Dia 29/04 às 14h: Painel “AI: From productivity to creativity” com Carolina Kia e Auana Mattar no Community Space.
➡️ Dia 30/04 às 14:50h: Palestra “AI & UX: Designing for the new era” no Palco 5 do Creative Summit.
➡️ Cobertura nos stories no instagram @ninatalks.
👀 Curiosidade da semana
Por que as IAs têm tanta dificuldade em desenhar mãos e dedos? 🤔
Embora pequena, a mão é uma das regiões do corpo com mais de 20 articulações. Tudo isso com uma rica quantidade de detalhes, que envolvem unhas, cutículas, veias, linhas, vincos e mais. Não à toa, é um dos desenhos anatômicos mais desafiadores inclusive para artistas, não só para a IA.
Para além dos detalhes, as mãos podem assumir uma quantidade infinita de poses e gestos. Podem estar segurando algo, podem estar parcialmente em um bolso. Podem ter dedos esticados, parcialmente dobrados ou fechados em punho. Em suma, essa grande quantidade de informações sobre uma única parte do corpo cria vários obstáculos para que elas sejam desenhadas de forma realista.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou educadora e criadora de conteúdo de UX design e tecnologia, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes: