NinaNews #115: Lista de defeitos e oportunidades criativas
🧠 Usuários de ChatGPT têm ‘menor nível de engajamento cerebral’, diz novo estudo do MIT.
Depois de algumas semanas de férias, estou de volta. Vamos lá! 💌
“Mantenha uma lista de defeitos para encontrar oportunidades criativas. Estamos cercados de produtos que não funcionam bem, serviços que atrasam a nossa vida e configurações absolutamente equivocadas.
O site na internet que requer dez cliques para fazer o que deveria ser feito em apenas um ou dois cliques; o projetor que resiste obstinadamente a se conectar ao seu laptop; a máquina de pagamento automático do estacionamento que transforma um processo simples em uma maratona árdua. Notar que algo está quebrado é um pré-requisito essencial para obter uma solução criativa para consertar o problema.
Fazer "listas de defeitos", uma atividade que Tom Kelley descreveu em “A arte da inovação”, pode ajudá-lo a identificar mais oportunidades de usar a criatividade. O hábito de registrar oportunidades de melhoria, seja anotando as ideias em uma folha de papel ou gravando-as no seu smartphone, pode ajudá-lo a se envolver no mundo de maneira mais proativa. Manter uma lista como essa pode servir como uma rica fonte de ideias para quando você estiver em busca de um novo projeto. Ou você também pode criar uma lista de defeitos na hora.
Anote as coisas que o incomodam e você ficará mais atento a elas. Pode parecer que estamos sugerindo que você se concentre nos pontos negativos, mas a questão é notar mais oportunidades de melhorar as coisas.
E, apesar de muitos itens da sua lista de defeitos poderem ser coisas que você não tem como consertar, se você continuar sempre incluindo itens à lista, inevitavelmente encontrará problemas que você pode influenciar e problemas que pode ajudar a resolver. Quase toda chateação, todo ponto de atrito, esconde uma oportunidade de melhoria. Em vez de se limitar a reclamar, pergunte-se: "Como posso melhorar a situação?".
Fonte: livro “Confiança Criativa” de Tom e David Kelley
📰 Notícias da semana
🏆 Apple revela vencedores e finalistas do Apple Design Awards 2025. Os vencedores foram escolhidos entre 36 finalistas de todo o mundo, todos com experiências de design notáveis em apps e jogos. Inclusive, o aplicativo brasileiro Moises foi um dos finalistas na categoria Inovação. Saiba mais sobre o app aqui!
♿️ A Forbes acaba de lançar seu primeiro ranking Accessibility 100. A lista busca reconhecer as 100 maiores forças globais que impulsionam a acessibilidade para pessoas com deficiência.
🚗 Volvo lança cinto de segurança “multiadaptativo” com inteligência artificial. Segundo a fabricante, o sistema ajusta automaticamente a carga aplicada pelo cinto. Em casos de acidentes mais graves, por exemplo, um passageiro com maior massa corporal receberá uma força de retenção mais alta, reduzindo o risco de lesões na cabeça. Já uma pessoa menor, em uma colisão menos severa, terá uma carga mais baixa, minimizando o risco de fraturas nas costelas.
🧠 Usuários de ChatGPT têm ‘menor nível de engajamento cerebral’, diz novo estudo do MIT. Em testes conduzidos pelo instituto americano, indivíduos ‘desempenharam consistentemente pior nos níveis neural, linguístico e comportamental’.
💻 Bill Gates e Linus se encontram pela 1ª vez após décadas de rivalidade entre Windows e Linux. O encontro, promovido por Mark Russinovich, criador do Sysinternals e diretor técnico da Microsoft Azur. A reunião, embora informal, marca um momento simbólico no fim de uma das maiores rivalidades da história da tecnologia, entre o modelo proprietário da Microsoft e a filosofia colaborativa do software.
📱 Huawei volta a oficialmente vender celulares no Brasil. Depois de mais de cinco anos ausente do mercado brasileiro de smartphones, a Huawei anunciou seu retorno ao país com o lançamento de dois modelos dobráveis de alta tecnologia: o Mate XT ULTIMATE DESIGN e o Mate X6.
🤯 Estudo testa tatuagem eletrônica que identifica quando o cérebro está sobrecarregado. Essa tecnologia pode ajudar a monitorar a carga de trabalho mental de trabalhadores como controladores de tráfego aéreo e motoristas de caminhão, cujos lapsos de concentração podem ter consequências graves.
🤖 Samsung quer embarcar busca por IA da Perplexity em celulares e navegador. Empresa sul-coreana negocia investir na startup avaliada em US$ 14 bi e pode adotar sua tecnologia no lugar do Google em aparelhos Galaxy.
🪦 Microsoft “aposenta” famosa tela azul da morte do Windows após mais de 30 anos. A Microsoft anunciou que vai substituir a tradicional “tela azul da morte” do Windows, conhecida mundialmente como Blue Screen of Death (BSOD) por uma nova versão na cor preta. A mudança será implementada oficialmente na atualização 24H2 do Windows 11, prevista para ainda este ano.
🧬 DeepMind do Google lança ferramenta de IA AlphaGenome para análise de DNA. O AlphaGenome e uma nova ferramenta de inteligência artificial projetada para prever como variações genéticas no DNA humano impactam processos biológicos que regulam genes. O modelo de IA pode analisar até 1 milhão de pares de bases de DNA e prever milhares de propriedades moleculares relacionadas à atividade regulatória.
🇯🇵 Instituto no Japão quebra recorde e envia todos os dados da Netflix em 1 segundo. A equipe atingiu uma taxa impressionante de 1,02 petabits por segundo (Pbps) em um teste de longa distância. O marco foi alcançado utilizando fibra óptica com 19 núcleos e amplificação avançada, mantendo a taxa de transmissão por 1.808 km — distância maior que a que separa São Paulo de Fortaleza.
🥂 Orkut vai voltar: Brasil é mercado-alvo no relançamento. Sob a liderança de seu criador, Orkut Büyükkökten, a plataforma visa reviver o espírito das comunidades temáticas que foram fundamentais para seu sucesso inicial. Embora haja grande expectativa entre os usuários brasileiros, um dos principais públicos do Orkut, ainda não foi divulgada uma data específica para o relançamento da rede.
📵 Alemanha pede que Google e Apple excluam o app DeepSeek de suas lojas. O app é acusado de compartilhar informações dos usuários com a China de forma ilegal. A ordem partiu da comissária de proteção de dados da Alemanha, Meike Kamp, que anunciou a decisão após apurar o envio indevido de dados.
🔎 Google começa a implementar pesquisa de IA no YouTube. O Google afirma que o novo recurso de busca por IA, que aparece no topo da página de resultados, incluirá vários vídeos, juntamente com um resumo de cada um deles. Você pode tocar nas miniaturas dos vídeos para começar a reproduzi-los diretamente do carrossel.
🧠 7 pessoas agora têm implante cerebral Neuralink da empresa do Elon Musk. O implante permite que pessoas com lesões na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA) controlem um computador com a mente. Seis dos sete pacientes estão participando de um estudo que visa comprovar a segurança e a eficácia do implante N1, do robô cirúrgico R1 e do aplicativo N1 User.
🍎 Apple ouviu as reclamações sobre a Central de Controle com Liquid Glass. A empresa resolveu problemas de legibilidade no recurso Central de Controle com Liquid Glass no segundo beta para desenvolvedores do iOS 26, tornando o fundo mais opaco. A transparência excessiva do beta original criava uma confusão visual que dificultava a leitura da Central de Controle à primeira vista.
🤓 CEO do GitHub diz que a programação manual continua sendo essencial apesar do “boom” da IA. Ele alertou que depender exclusivamente de agentes automatizados pode levar a ineficiências. Por exemplo, gastar muito tempo explicando mudanças simples em linguagem natural em vez de editar o código diretamente.
👀 ’Não é um wearable’, documentos judiciais detalham os planos da OpenAI para seu projeto de hardware de IA com Jony Ive. Novos documentos afirmam que a OpenAI passou meses estudando dispositivos intra-auriculares e investigou exaustivamente o mercado de fones de ouvido e dispositivos de áudio em geral. De acordo com a declaração ao tribunal de Tang Tan, um ex-executivo da Apple que agora é diretor de hardware da io Products, seu primeiro produto futuro de IA "não é um dispositivo intra-auricular, nem um dispositivo vestível".
📆 Eventos presenciais de UI/UX Design
➡️ 29 e 30 de Agosto: DEXCONF 2025 em São Paulo. Usando o cupom NINATALKS você ganha 10% de desconto! Link com cupom aplicado.
➡️ 17 e 18 de Outubro: UXConf BR 2025 em Porto Alegre. Usando o cupom NINATALKS você ganha 10% de desconto! Link com cupom aplicado.
📹 Vídeo novo no canal
Não deixe de se inscrever para não perder notificação de vídeo novo toda quinta-feira no YouTube! 😉
👀 Curiosidade da semana
Lucasfilm relançou seu vasto projeto de mapear a galáxia da saga de Star Wars e publicou um mapa extremamente detalhado com mais de 500 planetas.
Já se perguntou qual a distância entre Tatooine e Hoth? Quão escondido Yoda realmente estava, enfiado em seu pântano em Dagobah? Ou quão longe Jakku realmente fica do centro galáctico? Agora você pode descobrir.
Você pode conferir o mapa completo no site oficial de Star Wars, e há uma vasta lista de todos os planetas apresentados, que é a melhor maneira de encontrar exatamente o que você está procurando.
Fonte: IGN
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou educadora e criadora de conteúdo de UX design e tecnologia, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes: