NinaNews #117: Os três elementos do valor humano
📚 OpenAI experimenta nova ferramenta "Estudar juntos" no ChatGPT.
De que maneiras contribuímos para o mundo? Ivan Zhao, CEO e cofundador do Notion propõe uma estrutura elegante para responder a essa pergunta, dividindo o valor em três componentes:
Nossas capacidades — são as habilidades e conhecimentos que possuímos. Você sabe fazer uma fogueira? Calcular a trajetória de um foguete? Criar um site? Descobrir quem roubou o biscoito entre um grupo de crianças do jardim de infância?
Nosso gosto — são nossos valores e preferências. O que te atrai mais: as curvas orgânicas do Art Nouveau ou a funcionalidade limpa do Bauhaus? Você se comove mais com o sofrimento de uma única pessoa bem na sua frente, ou com o possível dano que pode afetar milhares de gerações futuras? Seu foco está mais em um resultado impressionante ou em um meio elegante?
Nossa agência — consiste em nossa vontade e motivação. Mesmo que saibamos como fazer algo, estaremos suficientemente motivados para fazê-lo? Nos importamos o bastante para sermos movidos à ação?
Esses três elementos trabalham juntos para determinar como realmente contribuímos: nossas capacidades definem o que podemos fazer, nosso gosto orienta o que queremos fazer, e nossa agência determina o que faremos.
Quando IA alcança ou supera humanos em capacidades e gosto, resta a agência: a vontade e a motivação para agir de acordo com nossos valores. Somos nós que escolhemos quais problemas merecem atenção, que definimos os objetivos que a tecnologia deve seguir e que damos sentido ao que fazemos.
A agência nasce da experiência subjetiva de propósito. Jogamos, escrevemos, criamos não porque somos os melhores, mas porque aquilo importa para nós. Só nós podemos decidir o porquê das nossas ações.
Mesmo com avanços da IA, a escolha intencional continua sendo humana. Decidimos o que otimizar, o que preservar, se usamos máquinas ou as próprias mãos. Nossa agência é o que direciona a criatividade e determina se seguimos nossa visão ou caímos no caos.
Num cenário em que habilidades e gostos são facilmente replicáveis, a vontade de agir segundo nossos valores pode ser o recurso mais raro e precioso que temos.
Fonte: Newsletter da Julie Zhuo
📰 Notícias da semana
✈️ Supercomputador brasileiro Santos Dumont recebe atualização e suporte à IA. Máquina operada pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) no Rio de Janeiro, agora atinge 18,85 petaflops e usa hardware avançado da Nvidia, Intel e AMD. Upgrade faz parte dos investimentos para avanços em IA no país.
🇩🇰 Seu rosto, sua voz, suas regras: Dinamarca combate deepfakes com lei que dá direitos autorais às características pessoais. O governo da Dinamarca pretende alterar sua lei de direitos autorais para reprimir a criação e disseminação de deepfakes gerados por IA e garantir que todas as pessoas tenham direito ao seu próprio corpo, características faciais e voz.
📸 Google libera recurso para transformar fotos em vídeos com IA no Gemini. Ferramenta usa o modelo Veo 3 para gerar clipes de até oito segundos. Para usá-la, basta selecionar a opção “Vídeo” na barra de ferramentas do Gemini, carregar uma foto e digitar um prompt — que pode incluir descrições detalhadas, diálogos ou áudio.
📚 OpenAI experimenta nova ferramenta "Estudar juntos" no ChatGPT. De acordo com relatos de usuários, quando ativado, o ChatGPT muda seu estilo, apresentando mais perguntas e detalhando os tópicos passo a passo, ajudando os usuários a aprender ativamente em vez de apenas receber explicações.
🎤 The Velvet Sundown: banda criada por IA alcança um milhão de ouvintes no Spotify. A cidade de São Paulo é o local no mundo que mais se rendeu ao som da banda. O quarteto formado por Gabe Farrow, Lennie West e Orion "Rio" Del Mar não apareciam em lugar nenhum com fotos reais. Daí veio a confirmação: num perfil recém-criado no Instagram, a banda-fake utilizou fotos geradas por IA para apresentar seus integrantes igualmente falsos para o mundo.
🎉 Curso de Harvard de introdução à ciência da computação online de graça e em português. O CC50 é voltado para pessoas sem conhecimento prévio mas que querem aprender sobre Ciências da Computação. Nas aulas, o aluno aprenderá conceitos básicos de computação e internet, como programação, algoritmos, desenvolvimento de projetos, além de ter acesso a uma comunidade de estudantes de diferentes níveis de experiência na área.
🌊 Cientistas no Japão desenvolvem plástico que se dissolve na água do mar em poucas horas. Embora cientistas já façam experiências com plásticos biodegradáveis há muito tempo, pesquisadores do Centro RIKEN para Ciência da Matéria Emergente e da Universidade de Tóquio dizem que seu novo material se decompõe muito mais rapidamente e não deixa vestígios residuais.
🎓 A OpenAI se une à Federação Americana de Professores para lançar a Academia Nacional de Instrução de IA. A Federação Americana de Professores (AFA) lançará uma Academia Nacional para Instrução em IA, no valor de US$ 23 milhões, na cidade de Nova York, com financiamento da Microsoft, OpenAI e Anthropic. O centro treinará educadores no uso de ferramentas de IA generativa, como Copilot e Khanmigo, para planejamento de aulas, comunicação e tarefas em sala de aula.
🧠 Inteligência Artificial chamada Centauro “imita” a mente humana em experimentos psicológicos e avança na compreensão da cognição. Para entender melhor a cognição humana, cientistas treinaram um grande modelo de linguagem com 10 milhões de perguntas de experimentos psicológicos. Agora, ele responde a perguntas de forma muito semelhante à nossa.
📱 Samsung apresenta novos celulares dobráveis ultrafinos com IA e telas ampliadas. Samsung apresenta os novos Galaxy Z Flip 7 e Z Fold 7 com inovações em design e tecnologia, disponíveis para pré registro com desconto no Brasil.
🏥 Startup paulistana cria clone médico a partir de tecnologia da empresa britânica Elevenlabs. A DMZ, plataforma paulistana especializada em conteúdo e estratégias baseadas em IA, liderou o desenvolvimento do Dr. Bones IA, um clone médico digital do goianiense Bones Gonçalves Jr, sócio da apresentadora Ana Hickmann, que combina 14 tecnologias para oferecer orientação dermatológica em escala.
🚧 China aposta em bolha inflável para obras mais limpas e silenciosas. Uma construção inflável de 50 metros de altura e 20 mil m² instalada em Jinan, no leste da China. Isso porque a cidade ergueu uma cúpula que cobre todo um canteiro de obras, com o objetivo de conter poeira e barulho no coração da área urbana.
🎾 Wimbledon adota IA para substituir juízes de linha em 2025. Pela primeira vez em 147 anos, sistema com 12 câmeras da Sony monitorará as jogadas no tradicional torneio de tênis, enquanto juiz de cadeira manterá suas funções originais.
💬 Jack Dorsey lança Bitchat, rival do WhatsApp que funciona exclusivamente por Bluetooth. Cofundador do Twitter criou aplicativo de mensagens programado para continuar funcionando mesmo quando a internet é bloqueada. O app ainda está em fase de TestFlight na App Store, e o código-fonte pode ser conferido no repositório “jackjackbits/bitchat” no GitHub.
💸 YouTube vai desmonetizar vídeos feitos com IA e sem curadoria humana. Mudança global começa em 15 de julho e mira conteúdos de baixa qualidade e produzidos em massa, o que o mercado passou a chamar de slop.
📚 Indicações de materiais
✍️ Como o Itaú Unibanco lançou 45 produtos e soluções digitais em um ano com o Figma. O que começou como uma mudança nas ferramentas evoluiu para uma transformação cultural.
✍️ Pesquisa do LinkedIn: “Work Change Report: AI is Coming to Work”. Esse relatório de Janeiro/2025 aborda como IA está começando a impulsionar essa próxima onda de mudanças, criando uma demanda por novos empregos e habilidades (em inglês).
✍️ Adobe Design: Liderando uma equipe global de design. Uma conversa com o vice-presidente sênior de design da Adobe sobre o papel do design na indústria de tecnologia, usando a IA como uma ponte para ideias novas e diferentes (em inglês).
📹 Cofundador do Canva: O manual de IA por trás da ferramenta de design mais popular do mundo. Entrevista com Cameron Adams, cofundador do Canva, onde as pessoas criam mais de 1 bilhão de designs todos os meses (em inglês) (em inglês).
📹 Vídeo novo no canal
Não deixe de se inscrever para não perder notificação de vídeo novo toda quinta-feira no YouTube! 😉
👀 Curiosidade da semana
O tempo gasto no ChatGPT está se aproximando das empresas de redes sociais! 👀 O gráfico abaixo apresenta o tempo médio diário (em minutos) que usuários ativos diários (DAU) passam em aplicativos móveis populares, incluindo TikTok, Instagram, ChatGPT, Snapchat e Pinterest, ao longo do tempo.
Podemos ver que o ChatGPT mostra uma trajetória de crescimento notável. Esse crescimento evidencia o aumento do engajamento dos usuários com ferramentas de IA generativa, colocando o ChatGPT como um dos principais destinos de atenção no ambiente digital.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou educadora e criadora de conteúdo de UX design e tecnologia, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes: