NinaTalks #024: Uso de deepfake em crianças, Cadeado Galaxy, Chat GPT ficou 'mais burro'
Curadoria de notícias + recomendações de leituras e vídeos
A Deutsche Telekom lançou campanha na Alemanha que usa a tecnologia deepfake para alertar sobre os riscos ocultos do “sharenting” – ação dos pais de expor os filhos nas redes sociais. O vídeo fictício traz uma versão adulta de uma menina de 9 anos, feita a partir da manipulação de uma única foto da criança, trazendo como exemplo o roubo de identidade e até redes de pedofilia.
"Precisamos do conhecimento e das ferramentas necessárias para o manuseio seguro e responsável dos dados na Internet, porque o desenvolvimento da inteligência artificial traz oportunidades e riscos", disse Uli Klenke, diretor de marca da Deutsche Telekom.
Segundo a campanha, mais de 75% dos pais compartilham fotos de seus filhos nas redes sociais e 8 em cada 10 têm seguidores que sequer conhecem. Estatísticas mostram que até os 5 anos, uma criança tem mais de mil fotos suas publicadas pelos pais na internet. (Fonte: Terra) Assista ao vídeo abaixo:
Esse vídeo me fez lembrar desse post do Mark Zuckerberg (agora de Julho mesmo!) com a família escondendo o rosto dos filhos. Nos comentários podemos encontrar coisas como “Até Zuck não confia em suas plataformas para colocar os rostos dos seus filhos” e “Este homem sabe exatamente por que você deve esconder o rosto de seus filhos nas mídias sociais.” Também temos a grande questão de Mark ser uma pessoa pública e ter mais cautela ao compartilhar fotos identificáveis de seus filhos online.
Ao longo dos anos, um número crescente de pessoas vem levantando preocupações sobre os riscos de compartilhar fotos dos filhos nas mídias sociais, incluindo a possibilidade de expor as crianças a roubo de identidade e tecnologia de reconhecimento facial, além de criar um histórico da vida da criança na internet até sua fase adulta. Você já tinha parado para refletir sobre isso?
Vamos às notícias?
🎤 HYBE, gravadora do BTS, usa a IA para eliminar a barreira do idioma
A gravadora usou inteligência artificial para permitir que seu cantor MIDNATT lançasse sua última música em seis idiomas - coreano, inglês, espanhol, chinês, japonês e vietnamita. Conforme relatado pela Reuters, a tecnologia ajudou a suavizar e combinar a pronúncia das letras multilíngues com a música, ajudando a soar mais natural.
📱 Samsung lança Cadeado Galaxy no Brasil para bloquear celular perdido ou roubado
O serviço permite bloquear completamente um smartphone por meio de uma ligação ou acesso a um site, utilizando apenas o número de CPF ou CNPJ e uma senha definida pela própria pessoa. É possível bloquear completamente o aparelho, incluindo o acesso a aplicativos de bancos, mensagens e redes sociais. O serviço custa 40 reais por ano, mas modelos mais recentes ganham o recurso de graça por 2 anos.
📅 Google cria seu próprio “Calendly” dentro do Google Agenda
A empresa disponibilizou o seu próprio sistema de agendamento de horários! Basta clicar para criar um novo evento e selecionar a opção de “Criar agendamento de horários”. Feito isso, o Google gera uma página que você pode compartilhar com as pessoas para que escolham o melhor match de horário.
🤖 ChatGPT ficou 'mais burro' ao longo dos meses, afirmam pesquisadores de Stanford e Berkeley
Um estudo recente, ainda sem revisão por pares, conduzido por pesquisadores de Stanford e Berkeley, confirmou que os modelos de linguagem GPT-3.5 e GPT-4, da OpenAI, apresentaram mudanças significativas em seu "comportamento" em um período de alguns meses.
🥶 O uso do Threads cai pela metade desde o pico inicial
Uso do Threads caiu de 49 milhões para 23,6 milhões de usuários ativos diários em uma semana, enfrentando desafios como substituto do Twitter. Esse pico de usuários se deu pela “importação” inicial de seguidores do Instagram, mas será que a nova rede social tem o necessário para manter os usuários lá dentro?
Recomendações de estudo
📖 Google Design Guidelines → Como escolher um tipo de fonte (em inglês)
📖 Bloomberg → Humanos são enviesados. IA generativa é ainda pior (em inglês)
📖 User Interviews → Anotações para pesquisa de UX: modelos e métodos (em inglês)
📹 WSJ Tech Behind → Como funcionam as recomendações baseadas em IA do Spotify (em inglês)
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas redes: