NinaTalks #025: Reator nuclear e usabilidade, Netflix e jogos, Facebook com 3 bilhões MAU
Ao assistir o filme Oppenheimer, lembrei do incidente da usina de Three Mile Island em 1979. O livro “Fácil de Usar: como os segredos do design user friendly estão mudando o modo como vivemos, trabalhos e nos divertimos” começa o seu primeiro capítulo contando do evento considerado o mais grave acidente nuclear ocorrido nos Estados Unidos.
Uma equipe de investigadores foi convocada para analisar o ocorrido (sendo um dos integrantes Don Norman) e, durante a investigação, eles descobriram que a interface do usuário na sala de controle do reator tinha grandes problemas de usabilidade. Eles relataram que havia quatorze significados diferentes para a cor vermelha e onze para o verde. A consistência esperada hoje, acerca de botões e luzes de advertência, não existia na época.
“Às vezes as luzes ficavam acima do controle correspondente a elas; às vezes ao lado. Elas nem sequer eram organizadas de forma lógica: havia luzes que sinalizavam problemas com o elevador no mesmo painel que alertava sobre vazamento de água do reator.
Uma razão pela qual consideramos os aplicativos fáceis de entender, mesmo sem nunca tê-los usado antes, é o fato de a navegabilidade e a consistência estarem altamente incorporadas nos padrões de design de aplicativos atualmente. Todos os menus se comportam amplamente da mesma forma; o mesmo acontece com deslizamentos e toques na tela.”
Um outro insight muito interessante desse livro é sobre feedback! Ele comenta que o feedback é peça-chave do mundo user-friendly.
“A natureza é repleta de feedbacks; no mundo construído pelos humanos, o feedback precisa ser projetado. Ao pressionar um botão, esse botão realmente provoca efeitos naquilo que deveria? É o feedback que transforma qualquer criação humana em um objeto com o qual seja possível se relacionar, que possa provocar sentimentos de conforto ou ira, satisfação ou frustração.”
Esses pontos tem muito a ver com as “Heurísticas de Nielsen”. Já ouviu falar?
📰 Notícias da semana
🔮 Fórum Econômico Mundial divulgou o relatório "Futuro do Trabalho 2023"
O estudo explora como os empregos e as habilidades evoluirão nos próximos cinco anos. Pensamento analítico e pensamento criativo continuam a ser as competências mais importantes para os trabalhadores em 2023. Você pode conferir o estudo completo como também uma versão resumida.
🎮 O próximo ato da Netflix é investir em videogames
O lançamento de Oxenfree II pela Netflix é provavelmente o início de um plano de longo prazo com foco em videogames. A empresa já havia identificado os videogames como sua maior concorrência por atenção no mercado. Ela comprou vários estúdios de jogos, tem cerca de 67 jogos em sua biblioteca, com mais 86 em desenvolvimento.
💻 CEO da Intel: ‘Vamos incorporar IA em todas as plataformas que construirmos’
A Intel está prestes a lançar o Meteor Lake, seu primeiro chip com um processador neural integrado. É apenas o começo!
🖼️ Pentagram cria nova identidade visual para o Natural History Museum
🌐 Facebook tem mais de 3 bilhões de usuários ativos mensais
Embora a popularidade do Facebook tenha diminuído entre os mais jovens, a plataforma está longe de morrer. Em toda a família de aplicativos da Meta – que inclui WhatsApp, Instagram, Messenger e agora Threads – há 3,88 bilhões de usuários ativos mensais. Isso é quase metade da população mundial!
🤖 Sergey Brin está de volta ao Google para ajudar a avançar seus esforços de IA
O cofundador do Google, Sergey Brin, tem aparecido nos escritórios do Google com muito mais frequência recentemente (cerca de 3 a 4 dias por semana) para ajudar a empresa a avançar em seus empreendimentos de IA como o Google Bard.
📚 Indicações de leitura
What designers can learn from Apple’s latest accessibility features
Bringing Order to Chaos: Using Opportunity Solution Trees in Everyday Life
The News: minha newsletter preferida para ficar “mais inteligente em 5 minutos”
📹 Reels da semana
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy, LinkedIn Top Voice, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas redes: