NinaNews #022: Ética no design, Threads e privacidade, startup de IoT
“Os melhores designs não vêm de um único designer que produz uma solução incrível. Os melhores designs vêm de equipes que trabalham juntas como uma unidade, marchando em direção a uma visão comum e sempre construindo uma nova compreensão do problema." - Jared Spool
Amazon é processada por utilizar “padrões de design enganosos”
A Federal Trade Commission (FTC), órgão regulador de mercado dos EUA, está promovendo uma ação judicial contra a big tech por supostamente induzir os clientes a contratarem a assinatura do Amazon Prime sem autorização como também por dificultar o cancelamento das assinaturas. Segundo a FTC, a Amazon teria usado “designs de interface manipulativos ou enganosos”. (Fonte: The News)
Inclusive, ano passado a União Européia adotou um conjunto de regulamentações que condenam técnicas enganosas de design. A UE também exige mais responsabilidade e transparência das plataformas online. Para fornecer “informações claras sobre moderação de conteúdo ou o uso de algoritmos para recomendar conteúdo”, essas plataformas precisarão de uma abordagem orientada ao design. É hora do design ético ganhar mais relevância!
Segue alguns materiais sobre ética no design:
Humane revela mais detalhes sobre seu primeiro dispositivo inteligente vestível
Startup fundada por ex-funcionários da Apple vem chamando atenção há um tempo. Em Maio, compartilhei no NinaNews #14 que o cofundador Imran Chaudhri revelou um dispositivo vestível com IA projetado para substituir smartphones em um TED Talk em Vancouver. O primeiro gadget da Humane é chamado de 'Humane Ai Pin' e está chegando este ano.
Threads levanta preocupações sobre privacidade
Mark Zuckerberg comemorou 30 milhões de inscritos em menos de 24 horas na nova rede social que chegou para brigar com o Twitter. Ao mesmo tempo, a rede levanta preocupações devido à extensa coleta de dados dos usuários: além das informações tradicionais, como contatos, localização e histórico de navegação, o aplicativo reúne outros 11 pontos de dados, como saúde/condicionamento físico, informações financeiras e confidenciais.
Tanto que a Europa não irá receber acesso à rede social por enquanto por suas regras mais rígidas de privacidade de dados na UE. E você, já criou um perfil no Threads? Quais suas impressões?
Materiais para estudar
App da Caju apresenta novas cores com foco na acessibilidade
4 padrões de design que violam as expectativas de UX do botão “Voltar” – 59% dos sites erram (em inglês)
Notícias quentes
🤖 O Google lançou um curso gratuito de Introdução à IA Generativa.
👩🏫 BuildALesson é uma ferramenta online que permite construir suas próprias lições a partir de vídeos. Insira o link desejado e a ferramenta, através de inteligência artificial, gera uma sequência de perguntas e respostas para ajudá-lo a testar e reforçar seus conhecimentos.
🌐 Somos o segundo país mais conectado do mundo. Segundo o último Global Overview Report, os brasileiros passam em média 9h e meia online por dia.
🦾 Profissionais brasileiros são os mais otimistas do mundo em relação ao impacto de IAs no trabalho: 70,6% expressam uma visão positiva, seguidos por Índia (60%), e Oriente Médio (58%). Os menos otimistas são os EUA (46%), Holanda (44%) e Japão (40%). Além disso, 77,3% dos brasileiros acreditam que os benefícios da tecnologia superam os riscos.
✍️ Um novo relatório da Oxford Academic detalha como os cientistas de dados estão usando IA para traduzir o cuneiforme para o inglês, um dos primeiros sistemas de escrita na história humana registrada!
🤑 11 e 12 de Julho vai rolar Prime Day da Amazon e já está rolando o esquenta! Aqui você pode conferir todas as minhas indicações de livros + itens de setup.
Para você que ainda não me conhece: prazer, Nina! 👋 Sou mentora de Design na Apple Developer Academy, TEDx speaker, 5x vencedora do Scholarship da Apple e sou apaixonada por compartilhar tudo que me inspira e me empolga na galáxia! 🪐
Me siga nas outras redes:
Nina, gosto muito da sua newsletter. Parabéns pelo conteúdo, tempo e dedicação! <3